Saúde

Bicicleta ergométrica: aprenda a se exercitar

Escrito por susan sivek | Traduzido por daniela reis
Bicicleta ergométrica: aprenda a se exercitar

Um planejamento dos treinos pode ajudá-lo a obter resultados de forma mais eficaz

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Você não precisa passar horas sentado numa bicicleta ergométrica para perceber melhoras no seu condicionamento físico. Usando um pouco de estratégia e diferentes tipos de exercícios, pode-se criar um planejamento dos treinos personalizados que sejam compatíveis com suas metas e seu condicionamento físico atual. Uma análise mais cuidadosa nos exercícios ajudará a fazer o seu tempo e esforço mais benéficos e mais agradáveis.

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Suas metas

A primeira coisa a fazer é se perguntar por que você está sobre uma bicicleta ergométrica. Se estiver pedalando para melhorar suas condições cardiovasculares, então a maneira como pedala não é tão importante, você pode ter mais liberdade e pedalar no tempo e estilo que achar mais confortável. Pode-se entrar em forma mais rapidamente, entretanto, seguindo as recomendações das sessões 2 e 3. Por outro lado, se estiver praticando com a finalidade de completar um percurso real, você vai querer simular ao máximo as condições reais da prova para se assegurar de que está pronto para o evento. No início dos treinos, comece com curtas distâncias e vá aumentando com o passar do tempo. Poucas semanas antes do evento é bom que você já esteja treinando com a distância real a ser percorrida.

Seu nível de condicionamento físico

Para um iniciante, 10 minutos sobre uma bicicleta pode parecer muito tempo. Tudo bem. Faça o quanto conseguir e não tente ir muito além do que é capaz. Rapidamente você estará apto a passar mais tempo pedalando. Você também pode tentar pedalar mais rápido por alguns minutos e depois descansar de 30 a 60 segundos. Para alguém no nível intermediário, pode levar de 30 a 60 minutos para se conseguir êxito no treino em bicicleta ergométrica. Para os que já estão avançados, especialmente os que já têm experiência em ciclismo, será preciso pelo menos 1 hora para que se sintam satisfeitos. Para aqueles que estão acostumados com longas pedalas, são necessárias de 2 a 3 horas na bicicleta ergométrica. No entanto, o que eles preferem mesmo é treinar numa bicicleta real, na rua.

Tipos de exercícios

A duração do treinamento depende do tipo de exercício que você está fazendo. Alguns podem ser do tipo "tempo rides", ou seja, quando você se exercita em uma zona confortável de batimentos cardíacos e em nível moderado de esforço durante o treino. Essas pedaladas em um ritmo constante devem ter qualquer duração adequada à sua condição física. Alguns exercícios devem possuir pedaladas intervaladas, o que significa que você adicionará intervalos de rápidas pedaladas de 1 a 5 minutos ou até mais, em um treino com curtos períodos de recuperação entre os intervalos. As pedaladas com intervalo devem ser mais curtas do que as do tipo "tempo rides", para amenizar o seu maior grau de dificuldade. Finalmente, as pedaladas do tipo "hill" ou montanha (montanhas simuladas, é claro, numa bicicleta ergométrica) também serão mais curtas, porque seus músculos irão fatigar mais rápido devido à maior resistência da bicicleta. À medida que desenvolve seu programa personalizado de exercícios, você saberá seus limites e será capaz de aumentar a dificuldade aos poucos. Inicie devagar para evitar lesões e curta a sensação de ter uma vida mais saudável.

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