Mais
×

Por que o bico do meu periquito cresce muito?

Atualizado em 17 abril, 2017

O bico de um periquito saudável é a sua principal ferramenta para comer, fazer sua higiene, brincar e alimentar seus filhotes. O órgão tem sensibilidade e delicadeza, assim como força. Se ele crescer muito e causar desconforto para o pássaro, pode ser cortado para que fique com o formato correto novamente. Essa é uma tarefa melhor executada por um veterinário, que saberá exatamente como e onde cortar o bico.

O bico de um periquito é sensível e forte (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Anatomia

Um periquito tem duas mandíbulas em seu bico: o maxilar forma a parte superior, enquanto a mandíbula forma a parte inferior. Imediatamente acima do bico fica a cere, que é uma área carnuda do tecido que contém as narinas, ou fossas nasais. Ele é coberto com queratina, mesma substância encontrada nas unhas humanas. Como elas, o bico de um periquito cresce constantemente. Dependendo da espécie, ele pode crescer entre 2,5 a 6 cm por ano.

Um bico saudável

O bico de um periquito saudável é simétrico e macio, sem texturas ásperas ou manchas de descoloração. O alinhamento da parte superior e inferior deve ser de tal modo que a parte inferior se encaixe corretamente no gancho da parte superior sem torcer ou se sobrepor.

Bico anormal

Anormalidades no bico de um periquito podem incluir: crescimento desordenado, a parte inferior contorcer-se para o lado e sobrepor-se à superior, ou prognatismo, quando a parte superior é mais curta que a inferior.

Cuidados

Para manter um bico saudável, o periquito precisa tanto de condições de vida adequadas como de uma alimentação saudável. Uma boa alimentação para o pássaro inclui uma combinação de legumes frescos, sementes e pellets nutritivos. Uma dieta que consiste exclusivamente de sementes pode resultar em deficiências de cálcio e vitamina D, ambas as quais podem levar a problemas no bico. Já que os periquitos mantêm seus bicos saudáveis desgastando-os ao mastigarem e roerem brinquedos e ramos, é essencial oferecer a eles um osso de choco e outros brinquedos mastigáveis. Faça verificações diárias em busca de sinais de rachaduras, crescimento excessivo ou descoloração.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article