Lazer e cultura

O que é a bieleta da barra estabilizadora de um carro?

Escrito por contributing writer | Traduzido por mariana de mello andré scarani
O que é a bieleta da barra estabilizadora de um carro?

As bieletas unem a barra estabilizadora à roda

madeinchina.com

As bieletas funcionam como componentes das suspensões automotivas, conectando diversas outras partes que sofrem a maior parte do impacto conforme você passa em buracos e outras imperfeições.

Função

Os carros modernos usam suspensões segmentadas. As barras estabilizadoras possuem bieletas. A barra conecta cada par de rodas, e a bieleta conecta a barra aos braços que efetivamente entram em contato com as rodas. Suas juntas esféricas permitem que as rodas girem e que a suspensão se movimente em seu curso.

Importância

As bieletas melhoram a estabilidade e a absorção de impactos, evitando que o carro se incline demais durante as curvas, o que poderia levar à perda de controle do veículo. Ao colocar bieletas entre as barras e as rodas, refina-se esse processo, e a condução do carro fica mais "justa".

Tipos

Devido à prevalência de ruas com buracos e irregularidades, toda a suspensão precisa ser resistente a impactos, então as bieletas costumam ser de ferro, aço ou de ligas metálicas. A maioria possui pelo menos uma junta esférica que se conecta aos componentes adjacentes da suspensão. Alguns modelos, porém, como os usados em alguns carros japoneses e europeus, não as possuem.

Identificação

Para identificar as bieletas, encontre conexões esféricas metálicas perto das rodas. Alguns mecânicos podem chamá-las simplesmente de juntas esféricas. Outras peças relacionadas, mas diferentes, da suspensão, como os braços de repouso e de Pitman, podem ser encontradas no centro da parte de baixo do carro, sob o volante. A maioria das bieletas mede entre 25 e 38 cm.

Efeitos

As bieletas desgastadas pioram a estabilidade, o conforto e o consumo. Os sintomas mais comuns incluem rangidos conforme você passa em imperfeições, além do volante ficar balançando, pulando e com folga. Não ignore esses sinais, pois caso a bieleta se quebre, você poderá perder o controle do veículo.

Considerações

Apesar de não serem caras, as bieletas precisam de ferramentas especializadas e força bruta para serem instaladas adequadamente. Um par de bieletas de um carro nacional deve custar cerca de R$ 240 a R$ 300, em uma oficina de baixo custo. Ao contrário de muitas peças do seu carro, bieletas novas causam um efeito imediato e perceptível na qualidade da condução.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media