Mais
×

Como fazer bijuterias de bambu

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Além de ser um material popular em objetos decorativos para a casa, o bambu é também matéria prima para lindos projetos em bijuteria. Por ser naturalmente oco, o bambu é uma excelente opção para ser usado como miçanga, quer você tenha o material necessário para trabalhar com ele ou esteja planejando criar o seu próprio.

Instruções

O bambu pode ser um ótimo material na criação de bijuterias (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Consiga as miçangas de bambu. Normalmente, você consegue encontrar esse material em lojas de artesanato ou lojas especializadas na internet. Você também consegue esse material comprando cortinas de miçangas de bambu mais comuns (encontradas em lojas de decoração ou de departamentos) e as desmanchando. Você ainda pode comprar canas oca de bambu fino e, usando uma serra de rolagem ou de fita, cortar elas em seções transversais; você pode tirar proveito das partes do bambu com nós, marcas e juntas para deixar suas bijuterias mais interessantes.

  2. Escolha outros tipos de miçangas que combinem bem com o bambu. Qualquer miçanga em tons terra e feitas de materiais naturais, como argila, pedras ou madeira combina com miçangas rústicas e grandes de bambu; nesse caso, escolha miçangas grandes para que elas não passem por dentro da abertura no bambu. Se suas miçangas de bambu são mais claras, polidas e delicadas, você pode combiná-las com miçangas mais coloridas ou com miçangas de vidro ou metal.

  3. Se desejar, faça um pingente de bambu. Corte uma seção transversal de uma cana grande de bambu para formar um anel. Faça um buraco em uma das bordas, e passe o arame de bijuteria por ele, para formar um laço para o cordão no lado de fora e um gancho no lado de dentro onde você possa colocar uma miçanga. Lixe todas as bordas ásperas.

  4. Escolha um cordão. Se você for deixar partes do cordão a mostra ou nós visíveis fazem parte do seu design, use um cordão de fibras naturais ou de couro marrom. Caso contrário, qualquer cordão resistente para bijuterias feito de plástico ou de fibra encerada pode ser usados, incluindo fio dental. Um cordão de elástico também funciona bem com miçangas de bambu grandes, em braceletes e tornozeleiras.

  5. Use pedaços de bambu para criar suas bijuterias. Selecione pedaços de bambu em tamanhos consistentes e crie um padrão de repetição, para um efeito melhor. Miçangas longas, em formato de caninhos, de bambu intercaladas com miçangas pequenas de outros materiais é uma combinação popular. Se for usar como pingente, coloque o design no centro do colar.

O que você precisa

  • Miçangas de bambu
  • Varinhas de bambu
  • Serra de rolagem
  • Outras miçangas para artesanato
  • Cordão para bijuterias
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article