Mais
×

Como fazer bijuterias de couro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O couro é um material extremamente durável e atraente para bijuterias. Fazer bijuterias de couro requer um pouco de força, bem como ferramentas específicas para trabalho com couro, mas o resultado final pode ser uma bijuteria criativa, divertida e personalizada para você mesmo ou para amigos.

Instruções

Couro trançado (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

    Faça um colar, pulseira ou tornozeleira de couro

  1. Compre seus materiais on-line ou em uma loja de artesanato ou de artefatos de couro.

  2. Utilize tesouras de couro para cortar um pedaço da tira de couro, de acordo com o tamanho do seu pescoço, pulso ou tornozelo.

  3. Utilize seu furador de couro para perfurar na tira de couro o lugar para acessórios de metal, ou utilize tinta para fazer desenhos.

  4. Faça dois furos com seu furador de couro nas extremidades de sua bijuteria. Certifique-se de que os orifícios estejam alinhados.

  5. Insira uma tira nos furos das extremidades de seu couro, uma de cada lado.

    Faça sua própria bijuteria de couro trançado

  1. Corte 4, 6 ou 8 pedaços de fio de couro com o mesmo comprimento. O trançado deve ter de 2,5 a 5 cm mais do que o comprimento final pretendido.

  2. Dobre uma das extremidades do trançado de couro para fazer uma alça. Prenda a alça amarrando as pontas soltas dos fios na trança ou dê nós nas pontas.

  3. Prenda a ponta da alça em uma estaca ou guarde-a embaixo de um objeto pesado, como a perna de um sofá ou estante, para evitar que as tiras se movimentem. Você também pode utilizar um alfinete de segurança para prender a alça na perna da calça.

  4. Trance as tiras ou os fios de couro, coloque contas ou outros ornamentos aleatoriamente nos fios. Você pode encontrar variações sobre o trançado comum de três peças na internet, em sites de artesanato ou de penteados.

  5. Dê um nó da extremidade da trança e corte as pontas restantes com tesouras de couro.

  6. Experimente usar larguras e cores diferentes de fios ou tiras para criar um visual mais impactante em sua bijuteria trançada.

Dicas

  • Passe condicionador de couro com óleo de vison ou outro condicionador em sua peça, antes de começar a torná-la mais flexível.
  • Reutilize cintos velhos de couro, malas ou casacos como fonte de um couro bom e tratado, para fazer suas bijuterias.

Aviso

  • Mantenha o couro longe do calor e umidade para evitar que estique ou mofe.
  • Teste o condicionador em uma pequena área do couro antes do condicionamento, especialmente caso esteja utilizando um couro tingido.
  • Nunca utilize um furador de couro no seu colo ou no chão. Escolha uma superfície dura e plana que não possa ser danificada por suas ferramentas.

O que você precisa

  • Tiras ou fios de couro
  • Tesoura para couro
  • Furador muito afiado
  • Botão de pressão
  • Contas, amuletos, conchas ou outra decoração
  • Condicionador de couro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article