Bincadeiras para apresentar-se em sala de aula

Escrito por matt koble | Traduzido por gisel soto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Bincadeiras para apresentar-se em sala de aula
As brincadeiras de apresentação ajudam os alunos a sentir-se a vontade com seus colegas de classe (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

As brincadeiras proporcionam uma forma divertida e eficaz para que os novos alunos conheçam uns ao outros no início do ano letivo. Elas podem variar em complexidade, desde simplesmente aprender o nome de cada aluno até saber fatos detalhados sobre cada pessoa. Isso também ajuda o professor a conhecer cada um dos seus alunos, permitindo que as crianças se divirtam em sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Cadeia de nomes

Esta brincadeira ajuda os alunos a lembrar-se dos nomes dos outros e, ao mesmo tempo, melhorar suas habilidades de retenção de informação. Pegue uma pequena bola e sente-se em um círculo com os alunos. Diga seu nome e passe a bola para a esquerda. Faça com que o aluno repita seu nome e fale o seu próprio. Quando ele passar para o próximo aluno, ele diz os dois nomes anteriores e o seu próprio, antes de passar a bola. Quando a lista começa a ficar longa, incentive os alunos a ajudar uns aos outros para lembrar os nomes esquecidos. Quando a bola retornar para você, lance-a ou role-a para um estudante aleatoriamente. Depois que ele repetir seu nome e o dele próprio, passará a bola para outro estudante aleatoriamente, para continuar a atividade.

Batata Quente

Organize os alunos em um círculo e pegue uma pequena bola. Esta brincadeira funciona bem em conjunto com a "Cadeia de nomes". Explique que a pessoa que estiver com a bola pode fazer uma pergunta e jogar a bola para um colega de classe, para que ele responda a pergunta. Por exemplo, se você começar com a bola, poderia perguntar: "Qual é seu filme favorito?" e jogar a bola para quem quiser que responda. Depois que responder, o segundo aluno faz uma pergunta e joga a bola para outro colega de classe.

Bingo

Crie uma grade de 5 por 5, como aquelas usadas ​​para jogar bingo. Consiga um fato único sobre cada aluno para preencher cada quadrado e rotule o do meio como "Livre". A brincadeira de apresentação "Batata Quente" funciona bem para coletar esses fatos e permitir que você junte as duas brincadeiras. Caso contrário, faça com que cada aluno preencha um breve questionário para reunir os fatos. Passe um tabuleiro de jogo para cada aluno e deixe-os interagir com os colegas para tentar descobrir a quem corresponde cada descrição. Quando um estudante descobrir a pessoa descrita em uma caixa, vai fazer com que ela assine seu nome nela. O primeiro estudante que completar uma linha ou coluna corretamente, ganha o jogo.

Adivinhe quem é

Depois que os alunos se conhecerem um pouco através das brincadeiras anteriores, esta permite que interajam livremente uns com os outros e se divirtam através de um jogo de adivinhação. Escreva o nome de cada aluno em uma etiqueta e fixe-as nas costas dos alunos, mas dê a cada aluno uma etiqueta com um nome que não seja o dele. Coloque-os em pares aleatoriamente e faça com que cada um leia a etiqueta do outro. Cada aluno pode fazer três perguntas de "sim ou não" para tentar descobrir o nome que tem nas costas. Se ele não acertar depois de três tentativas, muda de parceiro e tenta novamente. Quando eles adivinharem corretamente o nome da etiqueta, a retornarão para a pessoa certa. Quando um aluno adivinhar corretamente o nome que ele tiver, pode oferecer dicas para aqueles que ainda estão adivinhando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível