Como um bioma é formado?

Escrito por kenneth w. michael wills | Traduzido por mário candi tsuge
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como um bioma é formado?
A tundra é um dos biomas mais frios (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O bioma é um tipo importante de comunidade ecológica e no planeta Terra existem 12 diferentes biomas principais. Essa comunidade ecológica é composta de plantas e animais distintos em uma grande área geográfica. No entanto, mesmo dentro de um bioma existem variedades de ecossistemas. Esses ecossistemas são o resultado de adaptações para pequenas mudanças dentro do ambiente ecológico dentro do bioma. O bioma é formado como resultado do clima interagindo com o ambiente ecológico, através de um processo chamado de sucessão. Sua sobrevivência, no entanto, é interdependente com o clima de todo o planeta com alterações em regiões distantes, às vezes afetando e alterando o bioma.

Outras pessoas estão lendo

A importância do clima

Robert Whitaker, um ecologista americano, é creditado por ser a primeira pessoa a dividir o mundo nos 12 diferentes biomas da atualidade. Ele conseguiu isso medindo a precipitação e a temperatura de certos pontos por todo o planeta e colocando-os em um gráfico. Através do estudo cuidadoso dos biomas existentes nesses pontos diferentes da Terra, ele foi capaz de identificar os principais biomas e de vincular o clima como um fator importante para o desenvolvimento de um bioma. O clima em uma região determina qual surgirá. Saber a temperatura média e precipitação de uma área permitirá que você determine o bioma.

Os diferentes biomas da Terra

A Terra tem 12 biomas diferentes se incluirmos o oceano e as calotas polares como biomas distintos. Os outros são: a floresta sazonal tropical e savana, floresta tropical, floresta temperada, floresta decídua temperada, taiga (floresta boreal), pradaria, deserto subtropical, floresta mediterrânea de bosques e arbustos e tundra. É importante lembrar que esses biomas não são sempre fixos e, dentro deles, várias sub-categorias surgem, como os desertos aparecendo nas pradarias. O clima desempenha um papel tão importante que até o momento das chuvas pode afetar um bioma.

O processo da sucessão

A sucessão é um processo que forma o bioma devido à interação do clima e do ambiente ecológico. O processo acontece ao longo dos anos, se o clima e o ambiente são deixados inalterados. Por exemplo, se na Virgínia Ocidental uma mina de carvão está abandonada, o tempo permitirá que a natureza recupere a terra. Primeiro, as ervas daninhas e gramíneas começarão a crescer sem a intervenção humana. Ao longo do tempo, o vento trará outras sementes e pequenos arbustos, e árvores começarão a surgir. Depois de algum tempo, as árvores maiores também começarão a se enraizar. Sem a intervenção humana, as árvores de carvalho ou bordo podem se misturar com a floresta decídua temperada em volta, que marcará o bioma da Virgínia Ocidental e de grande parte do leste dos Estados Unidos.

Impacto de mudanças distantes

Os biomas são bastante sensíveis a mudanças no clima ou ambiente, independentemente de onde a mudança ocorrer. Por exemplo, uma grande erupção vulcânica na Indonésia pode aumentar a temperatura da terra por vários anos, não apenas alterando o bioma imediato, mas outros grandes biomas em todo o planeta. O bem-estar de um bioma e a adaptabilidade dos organismos são altamente dependentes de interações entre o clima do mundo como um todo, assim como o clima imediato dentro do bioma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível