Mais
×

Como fazer um biombo japonês Shoji

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Biombos japoneses Shoji podem ter vários tamanhos e formas e são usados tradicionalmente como paredes, portas e divisórias de cômodo nas casas japonesas. Eles proporcionam uma luz leve e difusa através das folhas de papel que cobrem sua estrutura. Os biombos podem ser lisos ou ter o papel decorado. Dentre eles, o tipo mais comum e fácil de fazer é o divisor de cômodos, que usa três estruturas articuladas unidas.

Instruções

Esse biombo tipicamente japonês também serve como decoração (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images)
  1. Esquadrinhe cada ponta de todas as estruturas formando peças em um ângulo de 45 graus, usando a serra de esquadria.

  2. Insira as tábuas esquadrinhadas nas braçadeiras de canto, para formar uma estrutura retangular medindo 30 cm por 150 cm. Cole as juntas esquadrinhadas e então una-as. Com a furadeira, faça um buraco em cada junta e aparafuse os pedaços. Deixe a cola secar.

  3. Repita o Passo 2 com o resto dos pedaços de moldura, criando três estruturas iguais.

  4. Pinte todas as estruturas e a guarnição, se desejar. Deixa a tinta secar.

  5. Insira os dois pedaços de guarnição de 25 cm igualmente espaçados na estrutura. Posicione cada uma de modo que fique nivelada com a parte de trás da estrutura quando a borda entalhada da moldura estiver virada para cima. Cole os pedaços no lugar. Você agora deve ter três "janelas" iguais na sua moldura. Repita o processo com os outros dois pedaços.

  6. Insira o pedaço de papel de arroz shoji nas bordas entalhadas de uma estrutura, de modo que cubra a janela. Cole o papel no lugar.

  7. Coloque dois pedaços de guarnição de 140 cm de comprimento ao longo do entalhe da estrutura. Cole-os de modo que cubram as bordas do papel.

  8. Insira os pedaços de guarnição de 25 cm nas bordas entalhadas menores da estrutura e outros dois imitando os pedaços da janela na parte de trás. Cole-os no lugar.

  9. Repita os Passos 6, 7 e 8 com as estruturas, papel e guarnições remanescentes.

  10. Posicione as dobradiças a 25 cm de cada uma das das pontas do biombo. Isso será a tela do meio. Aparafuse as dobradiças na madeira em ambos os lados da estrutura.

  11. Posicione as duas outras estruturas uma de cada lado da tela do meio. Assegure-se de que as dobradiças estejam bem presas, unindo as telas com parafusos.

Dicas

  • Pedaços de moldura estão à venda em lojas de moldura e na maioria das madeireiras. Você pode conseguir um efeito semelhante criando um entalhe nas bordas com cerca de 1,5 cm de profundidade e largo nos lados mais curtos das tábuas esquadrinhadas.

O que você precisa

  • 6 pedaços de moldura, com 150 cm de comprimento e 2,5 cm x 2,5 cm
  • 6 pedaços de moldura, com 30 cm de comprimento e 2,5 cm x 2,5 cm
  • Serra de esquadria
  • Braçadeiras de canto
  • Cola para madeira
  • Furadeira com broca
  • Parafusos
  • 18 pedaços de 1,3 cm x 1,3 cm de guarnição de madeira com 25 cm de comprimento
  • 6 pedaços de 1,3 cm x 1,3 cm de guarnição de madeira com 140 cm de comprimento
  • Tinta para madeira (opcional)
  • 3 folhas de papel de arroz shoji de 28 cm x 150 cm
  • 4 dobradiças
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article