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Biotina: o que é e para que serve

Biotina é uma vitamina que faz parte do Complexo B e também pode ser conhecida como vitamina B8, vitamina B7 ou vitamina H. Ela foi descoberta em 1920, por grupos de pesquisados de diferentes partes do mundo, por isso os vários nomes para a mesma vitamina. Somente em 1940 foi identificado que, apesar dos nomes diferentes, a composição era a mesma. A biotina é essencial para o nosso corpo e é conhecida principalmente por deixar unhas e cabelos mais saudáveis. Veja a seguir quais os principais benefícios da biotina e em quais alimentos é possível encontrá-la.

Biotina ajuda a converter os alimentos em energia para o corpo (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

Função no corpo

A biotina serve como uma enzima no nosso corpo, ou seja, ajuda a absorver e processar gorduras, açúcares, proteínas e carboidratos, o que gera energia para o corpo. Ela atua diretamente na formação de ácidos, que ajudam a fortalecer e a renovar a pele, as unhas e os cabelos; ela pode ajudar também a reduzir o colesterol e, indiretamente, atuar no sistema nervoso, como um calmante.

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Biotina ajuda a evitar a queda de cabelo e fortalece as unhas e a pele (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Fontes naturais

A principal fonte de biotina é o fígado bovino. Ele possui de 30 a 40 mcg da vitamina, sendo que a ingestão recomendada para um adulto é de 30 mcg por dia. Outros alimentos que possuem biotina em menor quantidade são o leite e seus derivados, gema de ovo, carne de aves e peixes (salmão, principalmente), soja, aveia, nozes, espinafre, couve-flor e algumas frutas, como laranja, melão, abacaxi, melancia, abacate, morango e banana.

É importante ressaltar que a ingestão de clara de ovo crua e de álcool inibe a absorção de biotina pelo corpo. Já a clara de ovo cozida ou frita não interfere em nada.

Carnes bovina, de aves e peixes possuem grande quantidade de biotina (Thomas Jackson/Digital Vision/Getty Images)

Biotina em cápsulas

É possível encontrar biotina em cápsulas vendidas em farmácias ou sob encomenda em farmácias de manipulação. Apesar de não haver limite máximo para a ingestão da biotina, é recomendado que cápsulas sejam consumidas apenas com orientação médica, geralmente um dermatologista, pois o enfraquecimento de unhas e queda de cabelo podem ser resultado de algum problema de saúde mais grave.

É possível encontrar biotina em cápsulas vendidas em farmácias comuns ou de manipulação (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Excesso ou falta

A biotina não é armazenada no corpo, ela é absorvida pelo organismo e seu excesso descartado através da urina. Por isso, é extremamente importante manter uma alimentação saudável, para manter a vitamina no nosso organismo. Por isso, não há casos conhecidos de intoxicação por excesso de biotina. Já a falta da vitamina pode causar colesterol alto, problemas dermatológicos (como seborreia ou furúnculos no couro cabeludo), anemia, dores musculares e até depressão.

Uma alimentação saudável é fundamental para manter a biotina em nosso organismo (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
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Referências

Recursos

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