Como derreter latas de alumínio em casa

Latas de alumínio são uma ótima fonte de alumínio reutilizável

Aluminum cans on end image by Jeffrey Studio from Fotolia.com

Latas de cerveja ou refrigerante podem ser derretidas para formar uma barra. Estas, também chamadas de lingote, podem ser recicladas ou derretidas novamente para projetos de metalurgia mais avançados. A fonte de calor usada será uma chama de propano comum. Uma xícara de aço ou uma vasilha aberta de aço, que seja maior do que uma lata amassada, servirá como cadinho.

Step 1

Amasse as latas o máximo que conseguir. Você quer que seus materiais estejam bem compactados para que o alumínio não queime. Condensar as latas faz com que elas derretam mais facilmente. Um amassador de latas pode ser ótimo para isto, ou você pode simplesmente colocá-las no chão e pisar nelas.

Step 2

Aperte sua xícara de aço na tigela cheia de areia. Isto serve para dois propósitos. A areia estabiliza o cadinho para que ele não vire facilmente e também isola a superfície de trabalho que você for usar. Seu trabalho deve ser realizado no chão e, definitivamente, ao ar livre. Além de ser extremamente inflamável, derreter alumínio pode liberar fumaças desagradáveis enquanto suas impurezas queimam.

Step 3

Coloque uma ou duas latas amassadas no cadinho e coloque a chama sobre elas até que elas derretam. O alumínio derrete a 1200˚F/660˚C e a chama possui uma temperatura maior do que o dobro necessário. Quando as latas começarem a derreter, adicione mais latas. As últimas derreterão mais facilmente, pois o alumínio derretido transmite o calor da chama muito melhor do que o ar.

Step 4

O resíduo das coberturas e tinta das latas flutuará para a superfície do metal derretido. Isto é chamado de impureza, e você pode retirá-la com uma concha de aço e deixá-la esfriar em um lugar seguro antes de jogá-la fora.

Step 5

Neste ponto, o cadinho precisa ser pego e despejado. Não toque-o sem proteger suas mãos primeiro. Use o alicate para pegá-lo pelo cabo, caso esteja presente, ou na parte superior dos lados.

Step 6

Rapidamente, mas com cuidado, despeje o alumínio derretido em quantidades aproximadamente iguais nos buracos da assadeira de bolinhos. Depois de esfriar, os lingotes devem sair facilmente dos moldes.

eHow Brasil
×