Bloqueadores de cortisol e perda de peso

Escrito por richard hoyt | Traduzido por débora cussiol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Bloqueadores de cortisol e perda de peso
Fabricantes de remédios afirmam que para perder peso basta bloquear o cortisol, mas essa não é bem a verdade (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

O córtex suprarrenal, uma glândula localizada logo atrás do rim, produz cortisol, um hormônio que ajuda a controlar o açúcar no sangue e a pressão arterial. Quando o corpo precisa de combustível para lidar com o estresse, o cortisol converte proteínas em glicose, um açúcar que pode se transformar em gordura. Alguns fabricantes de medicamentos para perda de peso afirmam que o cortisol produzido pelo estresse psicológico leva as pessoas a ganharem peso. Acredita-se que o bloqueio do cortisol pode evitar a perda de peso, mas a verdade é mais complicada.

Outras pessoas estão lendo

Sobre o cortisol

Quando o estresse psicológico faz com que os níveis de cortisol aumentem em seu sistema, o mesmo acontece com a quantidade de glicose, um açúcar no sangue. A glicose não utilizada é armazenada como gordura. A lógica parece simples: o bloqueio do cortisol deve ajudar as pessoas a perder peso. Isso é verdade? Sim e não. É verdade que o córtex suprarrenal de pessoas que sofrem de síndrome de Cushing, uma desordem hormonal, produz grandes quantidades de cortisol, levando-os a ganhar peso em seus rostos, troncos e abdômen. Mas há um problema com a alegação de que os bloqueadores de cortisol pode levar as pessoas a perder peso. O estresse psicológico não produzir cortisol suficiente para causar depósitos de gordura. O perito em bem estar, Dr. Andrew Weil, diz que o cortisol, em quantidades suficientemente elevadas para fazer com que haja depósitos de gordura, só pode ser produzido como um efeito colateral de alguns medicamentos ou a síndrome de Cushing. Dr. Weil cita Dr. Seymour Reichlin, endocrinologista e professor pesquisador aposentado da Universidade do Arizona, que diz não existir estudos científicos comprovando que a quantidade de cortisol produzido por pessoas saudáveis ​​é grande o suficiente para acabar como depósitos de gordura.

O bloqueador de cortisol é um bom medicamento para dieta ?

Georgiahealthinfo, um serviço de saúde na Geórgia, diz que não existe nenhuma evidência confiável de que o chamado "bloqueador de cortisol" realmente bloqueie o cortisol, ou se o faz, que ele ajuda as pessoas na perda de peso. Em 2007, a Comissão de Comércio Federal acusou os fabricantes de duas marcas populares de bloqueadores de cortisol de criarem afirmações falsas e infundadas de que seus produtos podem ajudar pessoas a na perda de peso. As empresas foram forçadas a devolver milhões de dólares aos consumidores e foram impedidas de fazer alegações sobre perda de peso.

Medicamentos e perda de peso

Katerine Zeratsky, nutricionista da Clínica Mayo, nos lembra que não existem medicamentos mágicos que ajudem as pessoas a perder peso. Se altos níveis de cortisol causados pelo estresse têm um papel na perda de peso, a melhor maneira de reduzi-los é diminuir o estresse através de métodos comprovados, como meditação e yoga. A melhor maneira de perder peso continua sendo fazer refeições moderadas, escolher alimentos que são baixos em açúcar e gordura, e fazer exercícios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível