Mais
×

Como bloquear golpes de jiu-jitsu

Atualizado em 17 abril, 2017

O jiu-jitsu, tanto o brasileiro como o tradicional japonês, é uma arte marcial baseada em quedas, arremessos, bloqueios, agarramento e combate no solo. Ambos possuem, sem dúvida, mais em comum com a luta de estilo ocidental do que com a maioria das artes marciais. Grande parte das artes marciais baseia-se em impressionantes técnicas stand-up e envolve a troca de golpes entre os dois lutadores que são levantados do solo. No entanto, um bom lutador stand-up pode perder sua vantagem se ele for derrubado por um profissional de jiu-jitsu. Portanto, o bloqueio jiu-jitsu é em grande parte uma questão de manter os pés no chão.

Instruções

Não deixe que um lutador de jiu-jitsu tire você do solo (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Desenvolva uma postura de luta ampla e forte. Ter uma postura mais ampla torna mais difícil de você ser jogado ao chão. Você pode fortalecer suas posições de combate, como a postura frontal e a posição do cavalo, dedicando parte do seu treino ao permanecer em nas posições por vários minutos até sentir uma queimadura em seus músculos.

  2. Trabalhar em seu jogo dos pés. Como uma postura forte, um bom trabalho nos pés pode ajudá-lo a permanecer em pé. Com um bom jogo de pernas, você pode reposicionar-se para evitar varreduras, tropeções e outras quedas que podem resultar em colocá-lo no último lugar que você quer ficar contra um lutador de jiu-jitsu: no chão.

  3. Ataque primeiro, rapidamente e de forma decisiva. Ao aterrar o primeiro golpe, você pode neutralizar ou reduzir a ameaça representada pelos combatentes de jiu-jitsu. Essa luta oferece muito pouco em termos de ataques stand-up, como chutes ou socos. Portanto, é melhor pressionar o ataque imediatamente, enquanto você tem a vantagem de estar em seus pés. Se puder desferir um golpe de nocaute rapidamente, pode efetivamente bloquear um lutador de jiu-jitsu antes que ele possa desferir golpes.

  4. Trabalhe para aumentar a sua flexibilidade. A versão brasileira do jiu-jitsu em especial, emprega chaves de braço, chaves de perna e outros golpes dolorosos. Desenvolver uma maior flexibilidade pode permitir desviar destes golpes e conferir tempo suficiente para desferir um golpe ou lançar um contra-ataque contra o seu adversário.

Dicas

  • Para ser um bom lutador marcial, deve-se tentar saber um pouco de tudo. Portanto, procure estudar sobre algumas técnicas de combate terreno básico. Dessa forma, se você for derrubado, pode lançar um contra-ataque que pelo menos poderia dar tempo suficiente para voltar a ficar em pé.

Aviso

  • Se for derrubado por um lutador de jiu-jitsu, não deixe ele ficar em cima de você. Se tal lutador montar em você, não só será muito mais difícil recuperar o seu equilíbrio e golpeá-lo com um pontapé ou um soco, como também será mais fácil para ele soltar o famoso "ground and pound" no jiu-jitsu brasileiro, em que um oponente está preso no chão e é atingido por socos e cotoveladas até que ele desista ou seja rendido.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article