Como bloquear um roteador Cisco WRT54G2

Escrito por damarious page | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como bloquear um roteador Cisco WRT54G2
Bloquear um roteador compartilhado forçará o uso de segurança nos computadores individuais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A Cisco Systems é a companhia fabricante da marca de roteadores Linksys. O modelo Linksys WRT54G2 possui tecnologia wireless-G, que oferece uma das conexões sem fio mais rápidas disponíveis. Você pode ter ouvido falar sobre o packaging e consultado outros usuários sobre a importância de bloquear a conexão para proteger o computador de hackers e vírus. Embora isso pareça simples, existem ao menos quatro aspectos diferentes do roteador que você deve considerar para que ele esteja seguro. É necessário localizar e acessar as configurações adequadas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cabo Ethernet

Lista completaMinimizar

Instruções

    Acesse o utilitário web

  1. 1

    Conecte seu computador ao roteador com um cabo Ethernet. Tanto o roteador quanto o sistema operacional do seu PC estabelecerão automaticamente uma conexão de rede e você verá um ícone na barra de tarefas da parte inferior da área de trabalho. Deixe de usar a conexão wireless temporariamente, clicando no botão "Desconectar" na tela e/ou desconectando o adaptador wireless do seu PC. Leia as instruções do fabricante.

  2. 2

    Abra o navegador de internet no seu PC (Firefox, Chrome, Internet Explorer ou outro). Digite "192.168.1.1" na barra de endereços e pressione "Enter". Você verá uma caixa de diálogo solicitando os dados para acessar o roteador. Deixe vazio o campo de nome de usuário e digite "admin" como senha. Se você tiver configurado outra senha, digite-a.

  3. 3

    Clique em "OK" para fazer login no utilitário web do roteador através do navegador. Você verá várias abas que o ajudarão a controlar as funções do aparelho, incluindo "Wireless" (Sem fio) e "Administration" (Administração).

    Bloquear o roteador

  1. 1

    No navegador, clique em "Wireless" para bloquear o SSID ("Service Set IDentifier", ou identificador de conjunto de serviços). Selecione o botão de rádio "Disabled" (Desabilitado) para impedir o roteador de transmitir sua conexão livremente. Esse é o nome da rede wireless; os usuários não autorizados terão problemas para se conectar à mesma se os adaptadores sem fio não puderem ver o roteador. No entanto, como seu computador já tem o nome armazenado no sistema operacional, você não terá problemas para conectar.

  2. 2

    Clique na aba "Administration" (Administração) para alterar a senha padrão para outra mais segura. Localize os campos "Router Password" (Senha do roteador) e "Re-Enter to confirm" (Digite novamente para confirmar). Digite sobre a senha existente, nos dois campos, uma mais comprida, usando caracteres especiais como o arroba (@). Lembre-se de anotar a senha ou memorizá-la e então clique em "Save Settings" (Salvar configurações). Você pode ter que fechar o navegador e fazer login novamente no utilitário com a senha nova. Essa mudança evitará que outros usuários conectados ao roteador acessem as configurações do mesmo, incluindo as de segurança.

  3. 3

    Clique na aba "Wireless" e selecione "Wireless MAC Filter" (Filtro wireless por MAC) para filtrar os dispositivos que podem se conectar ao roteador. Selecione "Enable" (Habilitar), "Permit Only" (Permitir apenas) e "MAC Address Filter List" (Lista de filtrado de endereços MAC). Selecione "Wireless Client MAC List" (Lista de MAC de clientes wireless) para que o roteador detecte os dispositivos já conectados. Clique em "Save Settings" para permitir apenas a esses dispositivos se conectar à internet. Para seu adaptador wireless e dispositivos futuros, você deve digitar manualmente o endereço MAC encontrado na etiqueta do adaptador wireless ou na parte inferior do notebook. O formato do endereço lembra o seguinte: "A4:B9:C5:D0:E2:F6".

  4. 4

    Clique na aba "Wireless" para começar a configurar a encriptação sem fio. Selecione "Basic Wireless Settings" (Configurações básicas de conexão sem fio) e clique em "Manual". Abra o menu suspenso e selecione um modo, por exemplo "G" ou "N". Esse modo do roteador deverá coincidir com o modo do adaptador wireless dos computadores. Em seguida, clique em "Security Mode" (Modo de segurança) e configure a segurança WPA ou WEP, novamente, dependendo do nível de segurança com o qual os adaptadores sejam compatíveis. Crie uma senha e clique em "Save Settings" (Salvar configurações).

Dicas & Advertências

  • Leia o manual de usuário do seu notebook ou adaptador wireless por USB para descobrir as especificações suportadas pelo dispositivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível