on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma blusa com manga bufante

Mangas bufantes evocam imagens de blusas camponesas e vestidos eduardianos. O acréscimo de tecido no topo permite que o volume da manga fique acima da linha de costura dos ombros e que ela caia em dobras aleatórias sobre o braço. Muitos modelos antigos possuem moldes de mangas bufantes enquanto os modelos modernos incluem mangas curtíssimas ou bem ajustadas. Para modificar um molde de manga ajustada para uma manga bufante você terá que traçar o molde.

Instruções

Traçando o molde de suas próprias mangas dará a você uma blusa personalizada (Maria Teijeiro/Photodisc/Getty Images)

    Traçando o molde

  1. Corte o molde da manga para a sua blusa.

    Loading...
  2. Desenhe o molde no papel para modelagem. Transfira o fio da peça e as marcas de costura. Assim você vai garantir que a nova manga encaixe na sua blusa. Descarte a peça da manga do modelo original.

  3. Corte o molde transferido para o papel de modelagem no meio, desde o ponto mais alta da curvatura da manga.

  4. Divida o molde novamente entre as marcas e o centro, corte nas duas partes. O molde agora está cortado em quatro tiras.

  5. Espalhe as tiras do molde sobre outra folha de papel para modelagem, com um afastamento de mais ou menos 2,5 cm.

  6. Posicione a curva francesa no topo do molde. A área do topo é aquela entre as marcas onde o molde começa a formar o arco típico da capa da manga. Com o auxílio da curva francesa, complete a curvatura na parte de cima em ambos os lados criando uma capa nova, e maior, para a manga.

  7. Faça uma marca 2,5 cm abaixo da bainha da manga, bem no centro. Desenhe uma nova linha para a bainha que comece na bainha original e, formando um arco, encontre a marca central retornando com o mesmo tipo de arco para o ponto de partida.

  8. Corte o molde da manga bufante. O novo molde é mais largo e mais alto que o original.

    Costurando a blusa

  1. Siga as instruções do molde para juntar frente, costas e gola da blusa.

  2. Costure três linhas para franzir entre as marcações no topo das duas mangas. Serão três linhas de costura reta com 0,5 cm de distância. Puxe as linhas das três costuras para franzir o tecido. Ponha alfinetes prendendo as marcas das mangas nas marcas de frente e costas da blusa, sempre respeitando os lados corretos pela marcação. Ajuste o tecido franzido para criar um efeito uniforme e ponha alfinetes para prender. Costure o topo das mangas na blusa e retire as linhas que usou para franzir.

  3. Finalize a parte de baixo da manga. Você poderá fazer a bainha costurada com três linhas unindo os tecidos ou poderá acrescentar um punho. Um outro modo de finalizar a manga é costurar um invólucro na extremidade da manga e depois passar um elástico por dentro.

  4. Prenda as costuras laterais e faça a sua bainha.

Loading...

Dicas

  • Tecidos muito leves podem precisar de enchimento para armar adequadamente.

O que você precisa

  • Molde de uma blusa
  • Papel para modelagem
  • Tesouras
  • Régua
  • Fita
  • Curva francesa
  • Elástico

Referências

Loading ...
Loading ...