×
Loading ...

Como fazer blusa de moletom com overloque

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Overloques são as melhores máquinas de costura para fazer roupas em malha, visto que elas costuram e chuleiam ao mesmo tempo. Além de evitar que a blusa de moletom descosture com facilidade, a overloque, palavra derivada do inglês overlock, também costura pontos mais flexíveis, um benefício enorme para quem quer costurar em malha. Fazer uma blusa de moletom em uma overloque é muito fácil, além de ser um projeto bastante rápido.

Blusas de moletom costuradas em uma overloque possuem costuras duráveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Molde básico

Você pode comprar um molde para blusa de moletom ou fazer um cortando uma blusa velha, copiando as costuras o mais próximo do original que conseguir. Separe a parte da malha sanfonada da blusa para usar como molde também. Se estiver cortando com base em um molde, verifique qual é o comprimento final das costas e das mangas. Todos os moldes comerciais possuem guias impressos no próprio molde, indicando onde encurtar ou alongar a blusa para um caimento perfeito.

Loading...

Cortando o tecido

No caso de uma blusa para adultos, você terá que dobrar o tecido para cortar a frente e as costas, pois a maioria das blusas não possui costura frontal ou nas costas. Traga as ourelas do tecido para a dobra central e posicione a frente e as costas em cada lado da dobra. Se estiver usando um molde caseiro, dobre a frente e as costas do molde no sentido longitudinal. Prenda os moldes ao tecido utilizando alfinetes e corte com uma tesoura. Dobre o tecido novamente na sua dobra original para cortar as mangas.

Ajustando a overloque

Você pode precisar diminuir a pressão na sapatilha porque a malha, especialmente por estar em duas camadas, é espessa. O ajuste para mudar a tensão da sapatilha fica, geralmente, na parte superior da máquina, bem acima da sapatilha. Coloque agulhas com ponta redonda na overloque. As agulhas para tecidos de algodão cortam as fibras da malha, podendo fazer buracos nos locais onde a agulha passou.

Costurando a blusa

Junte os ombros da frente e das costas, com o lado direito do tecido para dentro. Se você usar alfinetes, coloque-os bem longe da área a ser costurada, já que você não quer costurar sobre eles e correr o risco de causar danos à sua máquina. Verifique se o pé da sapatilha está para baixo e posicione, à frente dela, um lado da costura do ombro. Toda overloque cria uma corrente que fica atrás da sapatilha. Antes de começar a costura em uma overloque, você terá que puxar ligeiramente esta corrente com a mão esquerda para iniciar. Pise no pedal para acionar a máquina. Use a mão direita para guiar o tecido sob a sapatilha, soltando a corrente assim que o tecido começar a ser puxado pela máquina. Costure as mangas na blusa, depois as costuras laterais.

Fazendo a gola

A maioria das blusas de moletom possui malha sanfonada na parte do pescoço, punhos e bainha. A malha sanfonada é bastante elástica, e precisa ser cortada menor que as aberturas. Utilize as peças específicas do molde, ou os pedaços cortados da sua blusa usada. Corte o dobro da largura e adicione meio centímetro ao comprimento, como folga para a costura. Costure as laterais da malha sanfonada e dobre-a ao meio com o lado direito para fora.

Acabamento

Estique a malha sanfonada ao longo das aberturas das mangas da blusa, com a face direita do tecido para dentro. Abaixe ou retire o suporte lateral esquerdo da sua overloque. Coloque o punho ao redor do suporte menor da máquina, levante a sapatilha e deslize o punho para baixo dela. Costure o punho à manga e corte a corrente de linha, deixando mais ou menos dez centímetros da corrente na máquina. Coloque o suporte de volta na máquina, ou levante-o novamente, para fazer a parte da gola e da bainha.

Loading...
Loading ...
Loading ...