Boa época para plantar árvore de romã no Sul

Escrito por kate carpenter | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Boa época para plantar árvore de romã no Sul
Árvores de romã além de enfeitarem as paisagens, dão como bônus fruta doce. (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Nativas da Ásia e sudeste da Europa, as romãzeiras prosperam em climas quentes e secos com invernos frios, mas não gelados. As árvores de romã são mais tolerantes ao calor extremo e aos invernos mais frios do que as cítricas. Algumas variedades de romãzeiras são resistentes a temperaturas de inverno de 12 graus C, sem danos. Árvores de romã são atraentes, ornamentais em paisagens, com variedades anãs que crescem com sucesso em contêineres. No outono a árvore produz frutos repletos de sementes doces, suculentas e comestíveis.

Outras pessoas estão lendo

Local

O local onde você planta sua árvore de romã é tão importante quanto a época de plantá-la. Romãzeiras se estabelecerão mais rapidamente e crescerão melhor em pleno sol, com solo ligeiramente ácido, que seja argiloso e bem drenado. Essas árvores são tolerantes à seca, mas crescerão melhor, com frutas maiores, se o solo for mantido úmido. Elas se autopolinizam, mas as árvores mais jovens terão naturalmente queda de frutos rotineira nos primeiros anos até a maturidade. Estresse por excesso de irrigação ou fertilização também fará com que haja queda de frutos, não importando a idade da árvore.

Plantio de Árvores

Romãzeiras adquiridas de seu berçário de mudas local devem ser plantadas em sua paisagem, ou em grandes contêineres, em fevereiro ou março (setembro ou outubro no hemisfério sul), quando a safra começa e depois que a ameaça de geada já tenha passado. As mudas em vasos crescem em um substrato que difere do solo em seu quintal e deve ser substituído. Para estabelecer a sua árvore e suas raízes mais rapidamente após o plantio, enxágue a mistura de solo a partir das raízes com água antes de plantar a romãzeira no chão. Isso permite que as raízes da árvore tenham um melhor contato com o solo e enraíze mais rapidamente.

Plantio de Mudas

Embora romãzeiras possam ser propagadas a partir de sementes, utilizar cortes de galhos estabelece uma árvore frutífera mais cedo e com mais sucesso. Em fevereiro ou março (setembro ou outubro para o hemisfério sul), pegue galhos de 20 a 40 centímetros de comprimento a partir de uma árvore de romã saudável. Os galhos devem ter, pelo menos, o diâmetro de um lápis e ter um ou dois brotos. Insira o galho verticalmente no solo preparado por você. O broto superior deve estar exposto acima do solo. Mantenha o solo úmido em torno do galho durante as primeiras semanas, podendo, após isso, espaçar gradualmente a irrigação. Em um ou dois anos, o galho da romãzeira terá um sistema de raízes que lhe permitirá transplantar a árvore.

Plantio de sementes

As sementes de romã irão cair do fruto aberto no final do outono e podem germinar em seis semanas, onde a semente caiu, resultando em várias mudas. Mas romãzeiras cultivadas a partir de sementes de sua árvore podem não resultar no crescimento de uma planta idêntica à árvore-mãe. Recomenda-se plantar árvores propagadas por galhos ou plantas de romãs cultivadas comercialmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível