Como ser uma boa garçonete mesmo quando estiver muito ocupada

Escrito por john mack | Traduzido por diego dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ser uma boa garçonete mesmo quando estiver muito ocupada
Peça ajuda se estiver muito ocupada. (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Seja você uma garçonete profissional ou amadora, servir alguém é sempre um processo de aprendizagem. Estar cheia de clientes para atender é o maior teste que enfrentará como garçonete, e manter a calma durante os horários de pico pode significar a diferença entre gorjetas medíocres ou excepcionais. Se você deseja apenas melhorar suas habilidades em servir alguém ou dar o próximo passo de sua carreira, saber como se comportar em momentos de muito serviço trará bastante recompensa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Saiba o cardápio. Se você souber o cardápio totalmente, será capaz de responder à qualquer pergunta que algum freguês possa vir a perguntar referente ao mesmo. Além disso, você também será capaz de fazer recomendações de forma mais ágil, o que pode atrair atenção do seu cliente e acelerar o tempo que se leva para que façam os pedidos.

  2. 2

    Esteja preparada. Serão necessárias muitas canetas para que os clientes assinem a conta. Carregue canudinhos no seu avental para caso seu cliente solicite um. Familiarize-se com as ofertas especiais diariamente e os ingredientes que as acompanham para que quando alguém fizer perguntas sobre elas você possa dar informações rapidamente. A questão é que, quando ocupado, até mesmo as necessidades ou pedidos aparentemente mais banais dos seus clientes podem lhe atrapalhar e sobrecarregar se você não estiver preparada.

  3. 3

    Mantenha a calma. Os clientes podem perceber seu comportamento e eles geralmente dão as gorjetas de acordo com o que sentem. Manter a calma dará aos seus clientes a impressão de que tudo está sobre controle mesmo que isso não seja verdade.

  4. 4

    Utilize técnica de sempre estar com uma mão ocupada e outra livre. Isso quer dizer que toda vez que deixar a cozinha, tenha algo em mãos que irá servir ao seu cliente. A outra mão, a que estiver "livre", servirá para que toda vez você for até uma mesa remova os talheres, pratos, lixo e qualquer outro item que seus clientes não estejam utilizando ou não precisarão mais. Essa técnica lhe economizará um precioso tempo quando você tiver que executar funções tais como servir mais mesas.

  5. 5

    Trate todos os seus clientes da mesma maneira. Essa é uma técnica essencial que você precisa saber lidar em locais muito movimentados. Mesmo que tenha que servir a várias mesas diferentes, vá a todas que precisam de algum serviço em uma só viagem por determinado piso do restaurante. Por exemplo, se em uma delas um cliente precisa pedir por uma bebida e na outra ele precisa solicitar uma entrada, anote ambos os pedidos antes de atender a um por completo e depois o outro, e assim sucessivamente. Esse truque poupará muito tempo e fará com que seu agitado horário de trabalho flua e seja eficiente.

Dicas & Advertências

  • Assegure-se de dar gorjeta ao ajudante de garçons ao final de cada jornada de trabalho, já que eles podem ser sua salvação em momentos de muito serviço. Além disso, será estabelecido um relacionamento com eles que será muito benéfico futuramente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível