Boas cores de paredes para sala de jantar

Escrito por andrea buckner schoenherr | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Boas cores de paredes para sala de jantar
Escolha uma cor que combine com os outros ambientes, com a sua decoração, e o mais importante, com a sua personalidade (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Imagine a noite perfeita na sua sala de jantar. Provavelmente, isso vai incluir pessoas conversando e rindo, prolongando-se após uma refeição deliciosa. O cômodo é acolhedor e convidativo, mas que cor deve ser usada para criar esse clima ideal? Escolha uma cor que combine com os outros ambientes, com a sua decoração, e o mais importante, com a sua personalidade, para criar uma sala de jantar de onde as pessoas não queiram sair.

Outras pessoas estão lendo

Considere as características do cômodo

Considere o tamanho do seu cômodo. Uma cor leve nas paredes pode criar uma sensação de espaço em uma pequena sala. Por outro lado, se ela for muito grande, tente uma cor escura para criar uma sensação aconchegante.

Há detalhes arquitetônicos que devem ser destacados? Você pode pintar sancas, janelas arqueadas, e detalhes de madeira com cores contrastantes - mais claras ou mais escuras. Tradicionalmente, a madeira é pintada de um tom mais leve do que as áreas circundantes, ou pintadas de branco para uma aparência mais leve. Alternativamente, podem ser pintadas com leve sombreamento para melhor se adequarem a sua casa. Se a sua sala de jantar tiver uma barrado nas paredes, você pode usar a mesma cor acima e abaixo dele para ressaltá-lo. Se não, use um tom mais claro em cima para chamar mais atenção, dar uma sensação de altura. Faça o oposto - tinta mais escura acima - se o seu ambiente tem tetos altos e você deseja da uma ar mais aconchegante, mais elaborado.

Leve em conta a iluminação natural do seu ambiente e teste a cor da pintura em diferentes momentos do dia, antes de realmente fazê-la. Use um método de teste ensinado pela designer da Sherwin Williams, Becky Spak. Para começar, veja se você pode comprar uma amostra da tinta. Em seguida, aplique-a sobre um grande pedaço de espuma. Mova o pedaço em torno da sua sala durante diferentes momentos do dia para testá-la. Também compare com a cor de seus móveis, pisos, janelas, e outras decorações.

Use pontos focais ou a decoração como inspiração para a cor da sala de jantar. Leve em consideração peças permanentes, como uma lareira ou o piso. Examine qualquer peça em especial ou decorações que você gostaria de destacar no ambiente. Considere ter uma cor comum misturada com outras para complementar sua decoração.

Cômodos adjacentes

Como a sala de jantar se conecta aos cômodos adjacentes? Você pode querer criar fluidez e escolher uma cor similar ou complementar a dos cômodos próximos. A Sherwin Williams recomenda alterar a tonalidade e sombra, mas ficar com a mesma paleta de cores.

Plantas abertas podem ser motivo de confusão na hora de escolher as cores de tintas. Você não tem que pintar cada cômodo da mesma cor, diz Deborah Baldwin do site "This Old House" (Esta casa velha). A estilista de cor Tami Ridgeway recomenda o uso de tons suaves para permitir que as cores fluam bem. Tente usar cores que são suavizadas por uma pitada de cinza. Com um plano aberto, considere o uso de cores brilhantes para acentuar partes específicas em vez da cor da parede.

Associação de cores

Tons de vermelho e laranja têm sido tendências em cores para sala de jantar - e é por uma boa razão. Eles aumentam o apetite e a pré-disposição ao riso, de acordo com Michele Dawson do site Realty Times, sendo uma combinação de sucesso para uma atmosfera positiva na sala de jantar.

Se um cômodo totalmente vermelho é demais para você, considere a criação de um ponto focal pintando apenas uma parede de uma cor mais forte. Faça-o em uma parede com poucas janelas, ou em oposição á uma lareira, para dar equilíbrio ao ambiente.

Ainda assim, existem outras cores quentes que criam uma sala de jantar reconfortante e social. Ouro, amarelo cremoso e terracota com seus tons amarelos tendem a criar uma sensação de aconchego. Quando essas cores são unidas com a iluminação suave de uma sala de jantar, essa sensação aumenta, de acordo com Susan English, pintora especializada citada no site "This Old House" (Esta casa velha). Outras possibilidades são vinho, borgonha, ou rosa mais escuro. Todas as cores terrosas proporcionarão uma sensação de tranquilidade e conforto.

Finalmente, os protocolos de cores foram feitos para serem quebrados. Não importa o que você escolher, certifique-se que é uma cor que você goste.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível