Boas formas de avisar ao cliente que o prazo final terá um atraso

Escrito por dan taylor | Traduzido por lucas gomes
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Boas formas de avisar ao cliente que o prazo final terá um atraso
Às vezes, os prazos são atrasados por culpa do cliente; se for esse o caso, talvez seja melhor romper relações (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Quando estiver fazendo um trabalho para um cliente e sabe que haverá um atraso na entrega, você está em uma posição difícil. Pode não ser possível evitar que o cliente fique chateado, mas você pode implementar algumas técnicas para minimizar os danos e as preocupações dele.

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Aviso antecipado

Minimize a ira de seu cliente avisando-lhe com a maior antecedência possível. Ninguém gosta de receber uma má notícia no último segundo, e a notificação precoce pode permitir que o cliente faça planos de contingência. Ele pode até achar que seja capaz de estender o prazo. Esperar até o último momento restringe as opções dos seus clientes.

Pedido de desculpas

Peça desculpas e, se tiver culpa, admita abertamente o que deu errado. Seu cliente pode ser compreensivo se houver honestidade. Se negar os seus erros, o cliente pode pensar que este é um comportamento típico e recusar-se a trabalhar com você na próxima vez. Um pedido humilde de desculpas mostra respeito ao seu cliente, e explicar o que deu errado pode convencê-lo de que isso não acontecerá novamente.

Plano de ação

Elabore um plano de ação que identifica os erros feitos, analisando como poderia ter agido de forma diferente, e compartilhe isso com o cliente. Se ele vê que essa situação ruim está sendo usada como uma experiência de aprendizagem e que você tem uma atitude de maior responsabilidade ao confrontar problemas, ele pode até ficar impressionado e mais propenso a dar-lhe trabalho adicional, especialmente se ele já tiver trabalhado antes com pessoas que não souberam lidar muito bem com os problemas.

Diga adeus

Em determinadas situações, a melhor resposta a um prazo não cumprido é se despedir do seu cliente. Um freguês ruim pode custar-lhe dinheiro. Se você perdeu o prazo porque ele ignorou seus pedidos de aprovação, não respondeu a correspondência necessária e depois o culpou por isso, o cliente pode ter mais problemas do que ele vale a pena. Faça o seu melhor para completar o projeto e, em seguida, educadamente recuse um trabalho futuro com ele. Uma boa desculpa é dizer-lhe que você está lidando com um monte de trabalho no momento e que ele seria melhor servido por outra empresa.

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