Boas maneiras de ensinar os pré-escolares a escreverem o alfabeto

Escrito por ann compton | Traduzido por bruna leoncio
Boas maneiras de ensinar os pré-escolares a escreverem o alfabeto
Use o amor de uma criança pelo desenho para ensinar as letras a ela (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As crianças começam a reconhecer as letras por volta dos dois anos de idade e escrevem-nas lá pelos quatro. Ensinar o alfabeto a elas pode ser fácil se você ler para o seu filho e identificar as letras que ela vê quando você o faz. As crianças começam a aprender que as letras formam palavras dessa forma. Entre dois e quatro anos de idade, incentive seu filho a usar giz de cera e lápis de cor para começar a desenvolver a habilidade motora necessária ao ato de escrever. Assim, quando estiver na pré-escola, ele estará pronto para começar a escrever o alfabeto.

Comece com os nomes

A maioria das crianças reconhece primeiro as letras do seu nome, portanto, use-as para ensinar o alfabeto ao seu filho. Quando a criança desenhar uma figura, escreva o nome dela embaixo e então identifique cada letra para ela. Faça uma placa para o quarto do seu filho com o nome dele para incentivá-lo a aprender como se escreve essas letras.

Escrita prematura

Faça um livro com seu filho. Imprima cada letra do alfabeto no topo de cada folha e deixe o resto em branco. Incentive a criança a traçar a letra e então escrevê-la na folha usando lápis colorido. Conforme você avance no livro, fale sobre palavras que comecem com cada uma das letras.

Brinque com as letras

Quando seu filho estiver brincando no quintal, use a natureza para ensinar o alfabeto a ele. Trace as letras na areia ou deixe seu filho sujar os dedos de tinta para escrevê-las em um pedaço de cartolina. Isso ajudará a criança a desenvolver sua coordenação motora sem a necessidade de um lápis. Além disso, quando ela estiver brincando, peça a ela para identificar a letra com a qual determinado brinquedo começa — por exemplo, "b" de "bola". Depois, peça ao seu filho para desenhar uma bola e escrever a letra "b".

Livros coloridos

Use livros coloridos para ajudar seu filho a aprender a escrever o alfabeto. Cada página terá figuras coloridas de objetos que comecem com uma letra específica. Além disso, dê à criança um caderno de caligrafia que contenha as formas das letras. Isso será divertido para seu filho e dará a ele uma sensação de realização.

Vamos formar palavras

Use blocos com o alfabeto para ajudar seu filho a formar palavras. Dê a ele um pedaço de cartolina e peça para ele copiar as letras das palavras que você escrever. Use os blocos para formar palavras que denominem brinquedos, animais de estimação e até ela mesma. Deixe que ela escolha alguns objetos também.

Boas maneiras de ensinar os pré-escolares a escreverem o alfabeto
Use blocos de alfabeto para ajudar seu filho a formar palavras (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível