Mais
×

Boas maneiras na primeira comunhão

Atualizado em 17 abril, 2017

A Primeira Comunhão é uma cerimônia cristã em que a criança recebe a hóstia (pão e/ou vinho) pela primeira vez. Essa cerimônia é muito importante na jornada espiritual e religiosa da criança, e costuma ser celebrada por sua família e amigos. Hábitos e regras de etiqueta podem variar baseados na denominação religiosa da cerimônia.

O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Cerimônia e preparação

Existem diferenças cerimoniais entre a Primeira Comunhão católica e protestante. No costume católico, as crianças têm entre seis e sete anos. Cada criança recebe a comunhão com seus pais, e o grupo inteiro de crianças recebe a comunhão antes do resto da congregação. Se você não é católico, não é permitido que tome a comunhão.

Crianças protestantes costumam receber a comunhão entre os onze e catorze anos de idade. Normalmente, a Primeira Comunhão ocorre durante as missas comuns de domingos, e toda a congregação recebe a comunhão junta. As regras para tomar a eucaristia variam em denominações específicas, mas geralmente, cristãos que já receberam a comunhão podem tomá-la em uma igreja protestante de que não fazem parte.

O que vestir

De acordo com Emily Post, especialista em boas maneiras, o traje para a Primeira Comunhão depende da denominação. Meninas católicas devem usar vestidos brancos, com a opção de véu ou acessório. Meninos católicos devem usar ternos de cores escuras com camisa branca e gravata. Meninas protestantes devem usar vestidos bonitos de qualquer cor, e os meninos, de camisa e calças a terno completo com gravata.

Para parentes e convidados da família, o traje de igreja é apropriado a qualquer Primeira Comunhão. Para homens, o traje varia de calça e camisa a terno e gravata. Para mulheres, camisa e calças ou saia, ou um vestido.

Como em qualquer ritual, o traje é sempre importante (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Festas

É habitual a pais católicos dar uma festa após a cerimônia de comunhão de seus filhos. Para protestantes, a comemoração não é esperada e depende da vontade dos pais. Se você é um pai e deseja dar uma festa para a Primeira Comunhão, é costume que se convide familiares e amigos próximos da criança. É aceitável que a festa seja na casa de um membro da família ou em um restaurante.

Presentes

Segundo Emily Post, é costume que se leve um presente à festa. Presentes ideais são os duradouros na vida da criança, e relacionados à introspecção e fé espiritual. Exemplos disso são escapulários ou acessórios religiosos, a Bíblia ou um livro de orações, um diário ou dinheiro. Você deve escolher um presente baseado na sua relação com a criança. Se você não participará da festa, não é necessário que dê um presente, mas um cartão é uma opção aceitável de expressar orgulho da criança e honrar a ocasião.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article