×
Loading ...

Boas respostas para perguntas sobre seus pontos fracos em entrevistas de trabalho

Perguntas sobre seus pontos fracos estão entre as mais difíceis que se pode ter de encarar em uma entrevista de trabalho. Por isso, muitos artigos foram escritos com conselhos sobre como lidar com essa pergunta utilizada universalmente em entrevistas. A melhor resposta em uma situação específica varia de acordo com quem você é e qual é o trabalho, mas é possível seguir algumas recomendações gerais sobre como responder essa pergunta para que sua entrevista seja bem sucedida.

Apesar da preparação, é importante soar natural e genuíno (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Preparação

Você deve sempre se preparar para uma pergunta sobre suas fraquezas. Sua preparação deve incluir uma análise pessoal de pontos fortes e pontos fracos além de uma revisão das responsabilidades do cargo e qualificações desejadas. Compare sua lista de pontos fracos em potencial com a descrição do trabalho e encontre aqueles que não são relevantes nesse caso; reserve-os como possibilidades. No fim das contas, você deve selecionar apenas um ponto fraco que genuinamente responda à pergunta mas que não atrapalhe as suas chances de conseguir o emprego.

Loading...

Características comuns

Você deve responder a pergunta sobre pontos fracos genuinamente; deve parecer sincero e real ao entrevistador. No entanto, o website Job-Interview.com sugere algumas características consideradas como pontos fracos de baixo impacto, tais como teimosia, dificuldade de aceitar críticas, perfeccionismo, ter expectativas muito elevadas e ser controlador. Você não deve simplesmente selecionar uma característica em uma lista e formular uma resposta, mas qualquer uma dessas que não seja crucial ao trabalho em questão pode funcionar. Você poderia dizer, por exemplo, "No início, tive dificuldades com cargos de liderança porque tendo a querer controlar tudo. Mas logo aprendi a confiar em meus colegas, senão nunca conseguiríamos terminar tudo em tempo."

Acentue os pontos positivos

Tradicionalmente, candidatos a uma vaga de trabalho são aconselhados a responder perguntas sobre pontos fracos com um ponto forte mascarado. No entanto, essa abordagem não é mais aconselhada. Os especialistas em mercado de trabalho Katharine Hansen e Randall S. Hansen da Quintessential Careers repudiam essa estratégia. Em vez disso, recomendam que candidatos exponham um verdadeiro ponto fraco para consolidar sua credibilidade e então mencionem um ponto forte, detalhando o que fez para aprender e melhorar. Você poderia dizer, por exemplo, "Posso ter tido dificuldade para delegar trabalho, mas me comprometi a melhorar e empoderar os colegas, assim como a expor quais são minhas expectativas para melhorar minha equipe de trabalho."

Característica, e não personalidade

Em seu artigo "Quais são os seus principais pontos fortes e pontos fracos?" (em inglês) para a Monster, Carole Martin diz que uma boa resposta para a pergunta sobre pontos fracos concentra-se em uma característica profissional e não em um traço de personalidade. Os entrevistadores provavelmente versão uma característica pessoal como algo imutável, enquanto que é sempre possível melhorar as características profissionais. Dizer que teve problemas com organização no passado mas que desenvolveu um bom sistema soa razoável. Dizer que tem uma ética de trabalho fraca ou que não tem senso de humor pode ser um problema.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...