×
Loading ...

Boas técnicas para aprender terminologias médicas

Atualizado em 22 julho, 2017

Alguns estudantes em muitas disciplinas médicas, como auxiliar de consultório ou enfermagem, recebem treinamento sobre as terminologias médicas. Aprender a terminologia médica envolve aprender os muitos sistemas diferentes do corpo, as palavras que são relacionadas a esses sistemas e as regras pelas quais essas palavras podem ser discriminadas e colocadas juntas para formar diferentes termos. Esse estudo também envolve saber abreviaturas comuns e a terminologia adequada para palavras cotidianas, além de partes do corpo.

Aprender a terminologia médica requer várias horas de estudo (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Aprenda as regras

Assim como a língua portuguesa, a maioria dos termos médicos é feita de uma raiz combinada com um prefixo e/ou sufixo. Na palavra comum "refazer", "re" é um prefixo que significa novamente e "fazer" é a raiz da palavra que significa executar. Unindo essas duas partes, a palavra "refazer" significa executar novamente. As regras da terminologia médica são as mesmas. A palavra médica "cistite" pode parecer complicada, mas não quando você considera que "ite" é um sufixo que significa inflamação, e "cisto" é uma palavra que significa bexiga e, portanto, as duas palavras juntas significam inchaço ou inflamação da bexiga. No livro "Comprehensive Medical Terminology", a autora Betty Davis Jones escreve: "É fundamental que você aprenda as partes do texto e as regras para combiná-las e criar uma terceira palavra e ser dessa forma bem sucedido com a terminologia médica".l

Loading...

Use cartões de notas

Há muitos termos médicos para se lembrar. Uma pessoa pode, no entanto, memorizar muitas partes das palavras. Escreva uma parte da palavra na frente de um cartão de notas. Um exemplo é a palavra parte "dermat". Na parte de trás do cartão, escreva o significado. "Dermat" significa pele. Reveja a frentes das cartas até que você memorize a resposta imediatamente, sem verificar o outro lado. Depois de saber que "Dermat" significa pele, não demorará muito para você saber que a dermatite significa inflamação da pele e dermatologia significa estudo da pele. Cada parte da palavra aprendida pode potencialmente desbloquear dezenas de novos termos médicos. Use uma nova carta para cada termo médico. A mesma técnica pode ser utilizada para estudar as partes do corpo (ou seja, o termo médico para "dedos" é falanges) ou as abreviaturas (em medicina, a letra "K" representa potássio). Você pode fazer isso sozinho ou com um colega.

Encontre sites interativos

A Internet está cheia de ferramentas úteis e de graça. Procure sites de estudantes de medicina ou de professores para aprender mais sobre a terminologia geral.

Use um software de texto

Quase todos os livros de medicina vêm com um CD-ROM. Não é todo professor que exige o uso do CD, já que nem todos os alunos têm computadores disponíveis. A informação no CD, no entanto, é específica para o texto relacionado. As perguntas são muitas vezes feitas a partir de um software, portanto, usar o CD irá ajudá-lo a aprender a terminologia médica e melhorar suas notas, mesmo que isso não seja obrigatório.

Os sotwares de computador fazem com que o aprendizado das terminologias seja mais fácil (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...