Quem foi Bob Marley

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quem foi Bob Marley
Bob Marley, o popstar do terceiro mundo (Oli Scarff/Getty Images News/Getty Images)

Guitarrista, compositor, símbolo da Jamaica, estrela mundial e ícone do ritmo reggae, Bob Marley foi um homem que mudou o mundo à sua própria maneira. Com canções que falavam de paz e amor, mas também das questões sociais do seu país, se transformou no primeiro popstar do terceiro mundo. A morte precoce em 1981, quando ele tinha apenas 36 anos, interrompeu uma das carreiras musicais mais originais dos últimos tempos. Mesmo assim, sua música e seus ideais continuam vivos através do culto de fãs dedicados em todo o mundo.

Outras pessoas estão lendo

Início de carreira

Nascido na Jamaica no dia 6 de fevereiro de 1945, Bob Marley era filho de um pai branco e mãe negra, porém sempre se reconheceu negro, seguindo desde cedo ideias políticas de líderes africanos. Aos 17 anos ele deu seus primeiros passos na música, quando se reuniu com Peter Tosh para uma jam session. No ano seguinte eles formaram o lendário grupo "Bob Marley & The Wailers", porém só lançaram o primeiro disco de estúdio em 1965, chamado "The Wailing Wailers". A banda aos poucos começou a ganhar reconhecimento, especialmente na Inglaterra e Estados Unidos, mas foi só em 1973, com o lançamento de "Catch a Fire", que alcançou sucesso em escala global. Foi a primeira vez que uma banda de reggae gravou num estúdio de primeira linha, do mesmo nível de outras bandas de rock. No ano seguinte, os membros Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer acabaram terminando o grupo, alegando problemas de convivência e diferenças criativas.

Quem foi Bob Marley
Jamaica, terra de belezas naturais e berço de Bob Marley (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Sucesso

A partir de 1975 a fama de Bob Marley aumentou de maneira considerável fora da Jamaica. Nesse ano foi lançada sua música mais conhecida, "No Woman, No Cry", que fazia parte do disco "Natty Dread". Em 1976 veio "Rastaman Vibration", o álbum que o lançou definitivamente para a o estrelato nos Estados Unidos e permaneceu por quatro semanas na lista da Billboard dos discos mais vendidos. Entre 1976 e 1978, Marley viveu na Inglaterra, onde gravou os álbuns "Exodus" e "Kaya", que contém os hits "Waiting in Vain" e a clássica "One Love", mostrando claramente a veia política e pacifista do jamaicano. Em 1979, já de volta à sua terra natal, Marley lançou o álbum "Survival", onde cantava sobre seu apoio ao continente africano e sua total contrariedade ao regime do Apartheid na África do Sul. "Uprising", de 1980, foi seu último álbum de estúdio. Dele fazem parte as canções "Redemption Song" e "Forever Loving Jah".

Quem foi Bob Marley
Bob Marley levou a Jamaica para o mundo (Jeff J Mitchell/Getty Images Sport/Getty Images)

Morte

Em julho de 1977 Bob Marley foi diagnosticado com um tipo de melanoma maligno debaixo de uma unha. Mesmo depois de ser aconselhado pelos médicos a amputar seu dedo, o músico se recusou, alegando que isso não condizia com sua crença religiosa. Marley continuou fazendo shows em uma turnê mundial. Sua última apresentação foi no dia 23 de setembro de 1980, na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Logo após, a saúde do jamaicano piorou bastante: o câncer havia se espalhado por todo seu corpo. Depois de oito meses na Alemanha recebendo um tratamento controverso que acabou não tendo nenhum efeito sobre a doença, Marley decidiu voltar para a Jamaica. Porém, durante o voo de volta sua saúde piorou muito e seu avião acabou pousando em Miami. Porém, pouco ainda podia ser feito. No dia 11 de maio de 1981, Marley faleceu. Suas últimas palavras para seu filho Ziggy foram "O dinheiro não consegue comprar a vida". Dez dias depois ele foi enterrado em sua terra natal, junto com sua guitarra vermelha.

Quem foi Bob Marley
O músico foi enterrado junto com sua guitarra vermelha (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Legado

O culto e a adoração a Bob Marley só cresceu após sua morte prematura no início dos anos 80. O álbum "Legend", uma compilação de hits da sua carreira, lançado três anos depois de sua morte, foi um estrondoso sucesso mundial, vendendo mais de 25 milhões de cópias. Em 1999, a revista americana Time escolheu o "Exodus" do cantor com o melhor disco do século 20. Em 2004 a revista Rolling Stones classificou Bob Marley como o 11º maior artista de todos os tempos. Sua figura continua sendo associada ao pacifismo e à luta pelos ideais, fruto de suas letras e toda a batalha contra a injustiça durante sua vida. No total, o músico teve 11 filhos, sendo que o mais velho, Ziggy Marley, é o mais famoso, com uma bem sucedida carreira musical no ritmo que eternizou seu pai. Muitos músicos atuais, como o brasileiro Gilberto Gil, se declaram fãs e seguidores de Marley.

Quem foi Bob Marley
Ziggy Marley mantém viva a tradição de seu pai (Kevork Djansezian/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível