Mais
×

Como fazer uma bobina de fio para um gerador caseiro

Atualizado em 17 abril, 2017

Um gerador produz uma corrente elétrica que pode abastecer uma variedade de dispositivos. Os geradores são boas fontes de eletricidade durante quedas de energia. Eles usam um processo que converte energia mecânica em eletricidade. A energia mecânica faz com que um ímã se movimente dentro de uma bobina de fio, que, por sua vez, produz corrente elétrica. Crie geradores simples em casa com um pouco de fio de cobre e um suporte de fio ou carretel. Parte do processo envolve fazer a bobina após fazer o suporte.

Instruções

Fio de cobre conduz eletricidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Fazendo o suporte de fio

  1. Posicione a caneta no prendedor do compasso. Gire o parafuso do prendedor no sentido horário para prender a caneta.

  2. Desenhe um círculo no papelão com a caneta e compasso. Posicione a ponta do compasso no papelão e arraste a caneta fazendo um círculo. A figura deve ter 5 cm de diâmetro. Corte-a com uma tesoura seguindo o contorno de caneta. Repita esse processo para criar um segundo círculo.

  3. Insira o lápis no centro de um dos círculos de papelão. Deslize o papelão sobre o lápis até estar aproximadamente a 2 cm da borracha.

  4. Prenda o papelão no local. Enrole três a quatro camadas de fita isolante ao redor do lápis na área entre o papelão e a borracha.

  5. Enrole 8 a 10 cm de fita isolante ao redor do lápis a aproximadamente 5 cm da sua ponta.

  6. Insira a ponta do lápis através do círculo restante de papelão. Deslize o círculo sobre o lápis até chegar à fita isolante a aproximadamente 5 cm da ponta.

  7. Prenda o segundo papelão no local. Enrole três a quatro camadas de fita isolante ao redor do lápis acima do segundo círculo e da ponta do lápis. A fita deve tocar o círculo de papelão.

    Fazendo a bobina

  1. Deslize o lápis restante através do buraco no centro do carretel de fio de cobre.

  2. Posicione o lápis com carretel entre os joelhos. O carretel ainda deve girar livremente no lápis.

  3. Puxe aproximadamente 15 cm de fio do carretel. Passe o fio sobre o lápis no joelho e dobre-o ao meio.

  4. Prenda com fita a parte dobrada de fio ao lápis. O fio deve ficar no lápis no ponto logo acima do papelão perto da borracha.

  5. Enrole o fio ao redor do lápis começando no círculo perto da borracha e subindo em direção ao círculo perto da ponta. Cada volta de fio em volta do lápis deve ficar acima da última e tocá-la. Não cubra a ponta solta do fio, apenas deixe-a pendurada na bobina.

  6. Puxe aproximadamente mais 15 cm de fio da bobina na ponta do lápis. Corte o fio do carretel nessa medida com a tesoura ou cortador de fio.

O que você precisa

  • Caneta de ponta de feltro preta
  • Compasso
  • Papelão
  • 2 lápis
  • Fita isolante
  • Carretel com fio de cobre
  • Tesoura ou cortador de fio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article