Mais
×

Como fazer uma bobina magnética

Atualizado em 21 novembro, 2016

Bobina magnética é um outro nome para o chamado eletroímã, um ímã criado a partir da energia elétrica. Toda vez que uma corrente elétrica viaja através de um circuito, um pequeno campo magnético é gerado. Normalmente, este campo é muito pequeno para ser perceptível porque a corrente viaja em linha reta e em uma distância muito longa. Para fazer com que o campo magnético fique mais forte, você pode criar uma bobina magnética simples em questão de minutos, usando materiais encontrados em casa.

Instruções

Criar um ímã é fácil e divertido de fazer (magnet attracting dollar signs image by Steve Johnson from Fotolia.com)
  1. Amarre 15 cm de fio na parte inferior do seu prego de ferro, segurando-o no lugar. Enrole o fio ao redor da base do prego para criar um apoio.

  2. Enrole o resto do fio em torno do prego, partindo da parte de baixo (onde os 15 cm de fio começam) até o topo. As bobinas devem ser apertados e empurradas o mais próximo possível uma da outra. O objetivo ideal é não deixar nenhum traço do prego perceptível debaixo da fiação.

  3. Enrole uma camada de fita isolante ao redor da camada de arame. Faça da mesma forma que você fez com o fio, certificando-se de que o fio de cobre esteja completamente coberto com uma camada lisa e limpa de fita isolante. Corte o excesso de fita quando você tiver terminado.

  4. Continue envolvendo o prego. Partindo da parte superior do prego, onde a primeira camada de fio foi feita deixando um pedaço de fio pendurado, inicie uma segunda camada sobre a fita isolante. Enrole o fio ao longo do comprimento da haste (partindo do topo para o fundo), fazendo uma espiral apertada. Quando terminar, deixe um outro pedaço de fio de 15 cm pendurado na parte inferior do prego. Corte o fio nesse momento e deixe o carretel de lado.

  5. Use o descascador de fios para retirar cerca de 2,5 cm da fita isolante em cada parte do fio de 15 cm pendurado. Certifique-se de não cortar a fiação de cobre por baixo da fita isolante, pois isso pode causar problemas quando o circuito estiver completo. Retirar o isolamento garante que o fio se conecte diretamente à pilha, resultando em um circuito mais completo, com menos interferência.

  6. Coloque uma das extremidades descascadas de seu fio no terminal positivo da pilha e coloque uma fita adesiva para prender no lugar.

  7. Complete o circuito colocando a segunda extremidade do fio descascado no terminal negativo da pilha. Isto completa o circuito e cria um campo magnético relativamente forte. Coloque vários objetos metálicos ao lado do fio e veja como eles são atraídos. Se assim for, você criou uma bobina magnética.

O que você precisa

  • Prego de ferro
  • Carretel de fio de cobre isolado
  • Fita isolante
  • Descascador de fio
  • Pilha D-cell
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article