Mais
×

Como fazer um bokken

Atualizado em 17 abril, 2017

O bokken, uma réplica de madeira de uma katana, oferece uma alternativa mais segura ao treinamento do que uma espada samurai afiada como uma navalha. Fazer o seu próprio bokken lhe dá uma arma de treino com pontos fortes e pontos fracos que você conhecerá bem. Você pode personalizá-lo de acordo com suas necessidades e vontade, ao invés de ter de confiar em uma comprada em uma loja. Você pode fazer um bokken de uma simples peça de madeira de 1,20 m usando ferramentas de carpintaria simples.

Instruções

O bokken deve ficar parecido com uma espada real, mas sem capacidade de corte, tornando-a ideal para treinamento (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

    Moldando a madeira

  1. Marque duas curvas em C a 2,5 cm de distância por todo o comprimento da madeira. A curva da direita será o mune, ou espinha, e a esquerda será o ha, ou lâmina. A linha do mune deve tocar ambas as extremidades, uma delas é a ponta e a outra é o limite da empunhadura. A curva externa do ha deve tocar o limite da peça de madeira próximo da metade do comprimento. Para ajustar a curvatura do bokken, os braços das curvas podem ser de comprimentos diferentes. Se a curvatura começar mais próxima da empunhadura, a espada será mais curvada. Você pode encontrar a curvatura da lâmina colocando uma régua na borda da peça de madeira e medindo a curva mais interna da mune. A maioria das espadas têm 2,5 cm de curvatura.

  2. Verifique a textura da madeira em cada ponta, e meça 30 cm, ou aproximadamente três punhos, a partir de uma das pontas para marcar a empunhadura em uma linha reta, em ambos os lados. De acordo com a revista Sword Forum, a empunhadura de uma katana deve ser igual a medida do seu antebraço, do cotovelo até o punho. Os estilos de luta com katana usam empunhaduras diferentes, mas o formato geral de uma katana requer um punho de distância entre suas mãos para usar a espada. Meça a empunhadura a partir da ponta com textura mais suave -- Uma textura mais rígida indica madeira forte, útil para a parte da lâmina.

  3. Desenhe uma linha na ponta da empunhadura para marcar o limite entre a empunhadura e a lâmina. Em uma katana, um tsuba, ou protetor para a mão, seria colocado aqui, mas os tsuba são raramente usados em bokken. Começando da ponta da mune, desenhe uma curva que toque no ha. Isso será o kissaki, ou ponta. Um kissaki mais longo é bom para técnicas de estocadas, mas torna a ponta da espada mais fraca e diminui a sua eficiência de corte. Faça o seu primeiro kissaki igual ao comprimento da primeira junta do seu dedão.

    Formando a lâmina

  1. Marque linhas ao longo das superfícies da mune e do ha em direção à ponta, começando do terço superior da lâmina. Na parte mais grossa, as linhas devem medir cerca de 1 cm de distância uma da outra. Use a plaina para dar forma à elas com uma série de passadas progressivamente mais longas. Desenhe linhas passando pelo centro do ha e se encontrando à ponta que você acabou de fazer, parando onde antes havia marcado a empunhadura. Use a plaina para dar forma à lâmina afinando pelo meio da espada. Continue até que a lâmina tenha 1 cm de largura em toda sua extensão. Uma metade do bokken deve lembrar uma fatia fina.

  2. Prenda o bokken verticalmente, com a mune na sua direção. Use a plaina para afinar e moldar o shinogi-ji, ou a parte plana perto da mune. Pare quando a mune tiver 1 cm de espessura. Uma metade do bokken deve agora parecer uma fatia arredondada, com o ha na ponta.

  3. Suspenda o bokken ao nível dos olhos com a lâmina voltada para cima. Examine a lâmina, verificando por partes desiguais que fariam a espada ficar assimétrica. Se necessário, use a plaina para aparar excessos.

    Empunhadura e toques finais

  1. Prenda o bokken firmemente. Dê uma forma oval à empunhadura com a lixa de cinta ou lixa de mão. Alinhe o eixo longo com a lâmina. A empunhadura deve caber no seu punho fechado sem deixar os seus dedos alcançarem a palma de sua mão.

  2. Lixe todo o bokken levemente. Isso fechará os poros da madeira e eliminará as marcas que você tiver feito.

  3. Aplique óleo de linhaça fervido como acabamento. Não use acabamentos comerciais, porque eles fazem a madeira ficar grudenta -- o seu bokken deve se mover em suas mãos de forma eficaz.

O que você precisa

  • Pedaço de madeira com 1,20 m
  • Serra
  • Plaina
  • 2 Braçadeiras em C
  • Lixadeira de cinta ou lixa
  • Óleo de linhaça
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article