Como usar uma bola de ginástica na ioga

Escrito por ehow contributor | Traduzido por jacques baroukh aben athar de alcantara
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Como usar uma bola de ginástica na ioga
Aprenda a usar uma bola de ioga

Uma bola de ginástica pode providenciar suporte na hora de fazer arcos, aberturas de quadril e posições revigorantes, além de estimular a força muscular e aumentar a flexibilidade. Também pode ser muito simples introduzir uma bola de ioga na sua série de exercícios. Siga esses passos para aprender mais.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Tapete de ioga
  • Bola de ginástica

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Instruções

    Use uma bola nos seus exercícios de ioga

  1. 1

    Compre uma bola de ginástica (ou de ioga) durável e leve. Boas lojas online e de varejo, de ioga ou de esportes disponibilizam essas bolas em uma grande variedade de preços.

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    Escolha uma bola apropriada para sua altura. Bolas com 75 cm de diâmetro são indicadas para pessoas com mais de 1,80 m de altura, enquanto que uma com 55 cm é boa para adultos com menos de 1,60 m. Uma bola com 65 cm de diâmetro é a melhor para qualquer pessoa que tenha altura intermediária.

  3. 3

    Escolha uma bola mais resistente, caso possua muito peso ou se tiver filhos que talvez brinquem com ela. O tipo e a grossura da borracha com a qual a bola é feita determinam sua estabilidade.

  4. 4

    Infle a bola, deixando-a pronta para o uso. O site Binderpendent oferece, em inglês, um guia para iniciantes sobre como inflar e cuidar de uma bola de ginástica (veja a seção de "Recursos"). Se a bola não vier com uma bomba, você pode investir na compra de uma, já que ela facilita o processo de inflar.

  5. 5

    Comece a usar a bola simplesmente sentando-se nela. Sente-se com as costas retas, com as pernas levemente afastadas e retraindo o abdome. Essa simples ação requer um bom balanço do corpo, preparando-o para posições mais avançadas.

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    Use a bola de ioga para dar um suporte extra durante posições difíceis. A bola que você comprar deve vir com um manual, sugerindo opções de como utilizá-la em sua série de exercícios. Existem também várias aulas e DVDs que ensinam a utilizar uma bola de exercícios na ioga.

  7. 7

    Esfregue a bola com um pano úmido após cada exercício. Se for necessária uma limpeza completa, use apenas água morna ensaboada. Evite o uso de abrasivos ásperos, que podem arranhar a bola e enfraquecer a borracha.

Dicas & Advertências

  • Como em qualquer série de exercícios, consulte um médico antes de começar, especialmente se você estiver grávida, se tiver mais de 35 anos ou se possuir um histórico de problemas de saúde.
  • A bola de ioga é um objeto de uso muito comum para mulheres grávidas que fazem esse tipo de exercício. Ela fornece suporte para o peso extra causado pela gravidez.
  • Como você provavelmente usará a bola sobre o chão duro, tente utilizar um tapete de ioga para amenizar os impactos sobre seus joelhos e cotovelos.

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