Do que as bolas de futebol americano da Nike são feitas?

Escrito por dmitry rashnitsov | Traduzido por humberto cesar peterson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Do que as bolas de futebol americano da Nike são feitas?
Bola de futebol americano (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

As sextas, os sábados e os domingos nos EUA, durante o outono e o inverno, são dominados por quem joga ou assiste futebol americano. Anualmente, milhares de bolas de futebol são produzidas. A Nike - líder em equipamentos e suprimentos esportivos - fornece bolas para muitas escolas de ensino médio, universidade e equipes de esporte profissionais. Para os consumidores, as bolas de futebol americano custam de R$ 20 a R$ 60.

Outras pessoas estão lendo

As Bolas de futebol americano profissionais, universitárias e do ensino médio

Assim como sua variedade de calçados, a Nike tem uma grande quantidade de bolas de futebol para os consumidores escolherem. Para os jogos profissionais, universitários e do ensino médio, a bola é toda revestida em couro. Ela tem cerca de 30 cm de comprimento e 60 cm de diâmetro. Todos os quatro gomos de couro de são de cor castanha natural e possuem uma pequena textura granular, para ter uma pegada melhor. Todas as bolas são carimbadas com o nome da Nike e o famoso logotipo “swoosh”, bem como os logos das ligas onde a bola é utilizada.

Do que as bolas de futebol americano da Nike são feitas?
Bola de futebol da Nike

A Construção da bola

Para construir a bola, dois dos 4 painéis são perfurados ao longo da borda e costurados juntos. Um dos painéis recebe um reforço interno e uma válvula para inflar a bola. A câmara da bola é colocada e os 4 painéis são unidos. São adicionados cadarços de couro no meio, para dar mais aderência. Por fim, os 4 painéis são costurados entre si e a bola é inflada a uma pressão de ar 12,5 a 13,5 psi.

Bolas Sintéticas

Para fins recreativos, muitas pessoas compram bolas feitas de material sintético. Estas bolas são muito mais baratas, mas passam uma sensação diferente. Embora o material sintético seja feito para se parecer com o couro, os jogadores notam a diferença e a bola tende a escorregar das mãos mais facilmente. A câmara no interior da bola é feita de poliuretano, assim como os cadarços.

Bolas de borracha

A Nike fabrica uma bola de borracha que é mais pesada que uma bola de futebol comum. Ela diz que é como uma ferramenta de aprendizagem para os “centers” e “quarterbacks", posições de jogadores do futebol americano. Como a bola é mais pesada, irá melhorar a pegada, a velocidade, agilidade, o tempo de reação e a rapidez. A bola de borracha também é utilizada por crianças, pois assim elas aprendem a segurá-la mais facilmente.

Utilizando um material parecido a espuma

No passado, a Nike experimentou fazer bolas de futebol com um material celular sólido e esponjoso, pois seriam seguras para uso interno, similar à linha de produtos populares Nerf (de espuma), porém, hoje em dia é raro encontrar uma bola de futebol da Nike neste material.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível