on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer bolas de gude em casa com massa Fimo

Atualizado em 17 abril, 2017

As bolas de gude podem ser feitas a partir de uma variedade de materiais, como vidro, pedra e madeira. A cerâmica também é comumente utilizada, sendo a cerâmica plástica colorida uma boa escolha se a intenção for fazer bolas de gude com sobreposições interessantes de cores. Utilize Fimo, uma marca de cerâmica plástica líder de mercado, para tirar proveito dessa massa cuja fórmula é bastante firme e ótima para fazer formas redondas que não ficam gastas nem achatadas.

Instruções

É fácil fazer bolas de gude com cerâmica plástica (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Selecione duas cores contrastantes e complementares de cerâmica para as bolas de gude. Uma cor deve ter um tom escuro e, a outra, um tom claro, para formar um contraste melhor. Para cores que se complementem bem, escolha tons que sejam mais ou menos opostos na roda de cores.

    Loading...
  2. Amacie um pacote da cerâmica de cor escura e meio pacote da cerâmica de cor clara esfregando-os nas mãos. Mantenha as cores separadas por enquanto.

  3. Monte a ferramenta de extrusão com o maior acessório circular que encontrar. Mande as duas cores de cerâmica através da ferramenta separadamente.

  4. Embrulhe as cerâmicas processadas umas nas outras para formar uma peça única, empacotando a cerâmica clara entre dois pedaços de cerâmica escura.

  5. Corte a cerâmica combinada em pedaços iguais utilizando uma faca para cerâmica. Para bolas de gude pequenas, corte pedaços que caibam em uma colher de chá (faça o teste em uma colher medidora). Para bolas de gude maiores, utilize meia colher medidora de sopa.

  6. Enrole cada um dos pedaços formando uma esfera entre as pontas dos dedos e uma superfície de trabalho lisa e dura.

  7. Avalie a forma de cada bola de gude depois de finalizadas. Verifique se alguma não ficou bem arredondada e tente enrolar e pressionar as imperfeições o melhor possível.

  8. Asse a cerâmica de acordo com as instruções do fabricante.

  9. Envernize metade de cada bola de gude e deixe secar, com o lado envernizado virado para cima. Vire as bolas de gude e envernize do outro lado. Esse método evita que o verniz se acumule embaixo das bolas de gude.

Loading...

O que você precisa

  • Cerâmica plástica
  • Ferramenta para extrusão de cerâmica
  • Faca para cerâmica

Referências

Loading ...
Loading ...