Mais
×

Por que as bolas de tênis são felpudas?

Atualizado em 22 novembro, 2016

As bolas de tênis foram criadas quando o jogo de tênis foi desenvolvido. As primeiras bolas eram primitivas. Com o tempo, elas tornaram-se um verdadeiro equipamento. Atualmente, elas têm uma infinidade de cores, incluindo laranja, amarelo, rosa e até mesmo arco-íris. Seja qual for a sua cor, elas sempre são felpudas.

Bolas de tênis possuem cores diferentes, mas todas são felpudas (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

História

Acredita-se que as primeiras bolas de tênis datam do reinado de Henrique VIII. Eram feitas de um material parecido com massa de vidraceiro e cabelo humano. Dizem que artesãos escoceses fizeram os primeiros exemplares a partir do estômago de uma ovelha ou cabra embrulhado em lã. Em seguida, eram fixados com corda.

Da antiguidade à modernidade

Ao longo dos anos, o tênis se tornou mais popular e o equipamento adequado surgiu a partir da idade das trevas. No final de 1800, as bolas de tênis eram feitas de couro e preenchidas com cabelo ou lã. Hoje, são feitas de borracha e cobertas com feltro.

Feltro, a parte felpuda

As bolas de tênis são cobertas com feltro. Ele é a camada exterior felpuda. Esse é o material mais caro utilizado na fabricação das bolas. Cozinhar o feltro o torna mais macio. O revestimento felpudo aumenta a resistência ao vento e seu controle, além de reduzir o quique e a velocidade. Na medida que a penugem da bola se desgasta, ela quica mais. Quando ela perde a maior parte de sua penugem, diz-se que está "careca". Uma bola de tênis careca quica e gira mais, além de ser mais difícil de controlar.

O tipo de tecido

O material que cobre as bolas de tênis possui dois tipos. O tecido de lã tem um elevado teor de lã, enquanto o feltro tem uma maior mistura de fibras sintéticas e é bem mais barato de produzir. Ambos têm uma textura felpuda. A penugem é imprescindível para manter o controle da bola em uma partida.

Fato engraçado

Em Henry V, de Shakespeare, o ressurgimento da Guerra dos Cem Anos entre a Inglaterra e a França pode ser vinculada a bolas de tênis que Henry recebeu de presente como deboche de sua juventude. Henry entendeu isso como um insulto final. A fala da obra de Shakespeare diz: "Quando tivermos combinado nossas raquetes com essas bolas, nós, na França, pela graça de Deus, jogaremos uma partida".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article