Bolhas causadas pela retenção de líquidos

Escrito por kathryn pless | Traduzido por caroline zemuner
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Bolhas causadas pela retenção de líquidos
Líquido em excesso no corpo pode causar bolhas (Image by Flickr.com, courtesy of Luz A. Villa)

A retenção de líquidos é causada pelo excesso de água dentro dos tecidos do corpo. Tal acúmulo, conhecido como edema, pode causar inchaço na área afetada. A retenção de líquido severa pode causar bolhas quando a água fica presa sob a pele.

Outras pessoas estão lendo

Acúmulo de líquido no corpo

O vazamento de líquido dos capilares pode sinalizar aos rins para retardarem a produção de urina. Isso faz com que a água aumente no organismo e haja mais pressão nos capilares, causando mais vazamentos. O vazamento pode acontecer porque os capilares foram danificados ou a pressão em seu interior está alta. Se o nível de albumina, uma proteína do sangue, estiver baixo, os rins reterão mais sódio e líquidos. Essas ações causam o acúmulo e a retenção de líquidos.

O que causa a retenção de líquidos?

Algumas das razões pelas quais pode-se reter líquidos são a ingestão de alimentos salgados, ficar em pé ou sentado na mesma posição por um longo período, mudanças hormonais da síndrome pré-menstrual e gravidez. Alguns medicamentos também podem causar inchaço, como os vasodilatadores, utilizados para abrir os vasos sanguíneos, comumente usados ​​em medicamentos para a regulação da pressão arterial. Os bloqueadores dos canais de cálcio, também conhecidos como antagonistas do cálcio, uma medicação que regula a pressão, podem causar retenção de líquidos. As tiazolidinedionas, uma forma de medicamento para diabetes, e drogas anti-inflamatórias não-esteroides também podem causá-la.

Sintomas da retenção de líquidos

Bolhas na pele são um sinal de retenção de líquido severa e são causadas pela água presa sob a pele que se acumula em vesículas. Se elas aparecem, podem estourar e vazar o fluido. Outros sintomas incluem inchaço dos tornozelos, nas pernas, no rosto ou em outras áreas do corpo. O edema depressível é caracterizado pela formação uma depressão ao pressionar a pele, a qual pode tornar-se brilhante ou parecer esticada. Um aumento perceptível e inexplicável no tamanho do abdômen pode ser um sintoma de retenção de líquidos.

Sintomas graves

Se sentir falta de ar, dificuldade para respirar ou dor no peito, poderá ter desenvolvido a retenção de água nos pulmões. Esse pode ser um problema chamado edema pulmonar e pode ser fatal. De acordo com a Mayo Clinic, deve-se procurar ajuda médica imediatamente caso desenvolva esses sintomas.

Tratamento para a retenção de líquidos

O médico pode prescrever medicamentos que ajudarão o corpo a liberar o líquido acumulado. Estes são diuréticos, e ajudam os rins a aumentar o fluxo da urina. Ele pode sugerir o uso de meias de compressão, se tiver retenção de água nas pernas, que ajudarão a pressionar o fluido para fora delas e impedir que se ele se acumule. Deitar com as pernas levantadas acima da altura do coração pode ajudar o sistema linfático a drenar o excesso de líquido das pernas. Limitar o sal na alimentação é uma ação que o médico pode recomendar. Pode-se evitar o inchaço nas pernas não sentando ou ficando em pé em um lugar por um longo período de tempo. De acordo com a Mayo Clinic, movimentar dos músculos das pernas ajudará a evitar que o líquido se acumule.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível