Mais
×

Bolhas e feridas na boca são sempre sintomas de herpes?

Atualizado em 17 abril, 2017

Apesar das bolhas e feridas na boca serem frequentemente associadas ao vírus do herpes simples, existem muitas outras causas possíveis. No entanto, como esse vírus simples pode ser contagioso, é importante consultar um médico para determinar a causa de seus sintomas.

Reações alérgicas podem causar bolhas (Image by Flickr.com, courtesy of woodley wonderworks)

Os princípios do vírus do herpes simples

O vírus do herpes simples tipo 1 provoca feridas na boca e infecções oculares, sendo geralmente transmitido através da saliva infectada. O vírus do tipo 2 geralmente é sexualmente transmissível e provoca feridas genitais.

Sintomas do vírus herpes simples tipo 1

O vírus do tipo 1 provoca bolhas (muitas vezes na boca, nos lábios e nas gengivas), aumento dos linfonodos, febre e feridas na boca. As feridas na boca causadas por herpes muitas vezes doem ou ardem antes de aparecerem.

Outras causas de bolhas

As bolhas, também conhecidas como vesículas, também podem ser causadas por reações alérgicas, eczemas, algumas doenças de pele, dermatite de contato, impetigo e herpes-zóster.

Outras causas de feridas na boca

Feridas na boca também podem ser causadas por aparelhos, tabaco de mascar, mordidas na gengiva ou lábios, dentes afiados ou quebrados e queimaduras.

Diagnóstico

O vírus do herpes simples às vezes pode ser diagnosticado pela aparência, embora seu médico possa pedir um exame de sangue ou um teste de imunofluorescência direta.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article