×
Loading ...

Como fazer um bolo em formato de chapéu feminino

Atualizado em 20 julho, 2017

Faça um bolo de visual elegante para uma festa com temática de moda ou apenas para trazer um pouco de classe a um evento. A criação é feita de um bolo de um andar em forma de cúpula e coberto com pasta americana, moldado em forma de chapéu. Você pode treinar suas habilidades de decoração de bolos e enfeitar o chapéu com fitas de pasta americana, laços e flores, ou manter a decoração simples, com uma única fita de cobertura amanteigada ao redor da aba.

Instruções

  1. Prepare a mistura da massa de bolo de acordo com as instruções do pacote.

    Loading...
  2. Unte os lados e a base da forma redonda com manteiga ou margarina e depois cubra com um pouco de farinha.

  3. Encha a forma em cerca de dois terços com a massa. Asse o bolo de acordo com instruções e use a massa restante para outro projeto culinário.

  4. Tire o bolo do forno e deixe esfriar à temperatura ambiente. Remova o bolo da forma e coloque-o sobre uma bandeja.

  5. Cubra o bolo com a cobertura amanteigada e coloque na geladeira.

  6. Abra a massa de um pacote de pasta americana até que fique com a grossura de 0,3 cm. Coloque a pasta americana em cima do bolo e alise nos lados. Deixe que cerca de 3,8 cm da pasta americana se estendam para além das bordas do bolo e recorte o excesso.

  7. Molde os 3,8 cm extra em ondas para fazer uma aba ondulada para o chapéu. Coloque um pedaço de papel toalha amassado abaixo de cada ondulação para manter no lugar enquanto a pasta americana seca.

  8. Abra a massa de mais um pacote de pasta americana em cor complementar a cerca de 0,3 cm de grossura. Meça a circunferência do bolo logo acima da aba e corte uma tira de pasta americana que meça 1 cm de largura pela medida da circunferência. Umedeça a lateral da tira e enrole ao redor do bolo para fazer uma fita.

  9. Faça um laço para o chapéu. Abra a massa de pasta americana até que tenha 0,3 cm de grossura. Corte dois retângulos da pasta que tenham cerca de 5 cm de largura por 15 cm de comprimento. Molde cada retângulo em uma alça e insira um rolo de madeira médio na alça para manter o formato. Prenda as pontas para fazer o centro do laço e pressione as pontas de cada alça juntas.

  10. Corte mais dois retângulos de pasta americana. Faça com que tenham o mesmo tamanho das alças. Corte um triângulo de uma ponta de cada para fazer as pontas dos laços. Prenda o lado oposto de cada fita e deslize as pontas por baixo do centro das alças.

  11. Corte um pedaço de 6 x 5 cm da pasta americana e enrole ao redor do centro das alças para esconder as junções. Deixe o laço secar por 12 a 18 horas e remova as cavilhas de dentro das alças. Umedeça a parte de trás do laço com água e pressione contra o bolo, logo acima da aba de pasta americana.

  12. Decore o bolo de chapéu com flores de pasta americana. Abra a massa de pasta americana a uma grossura de cerca de 0,15 cm. Corte flores com um molde. Coloque cada formato em um revestimento de espuma e afunde os centros com uma ferramenta para moldar a pasta americana. Pegue com uma colher um pouco de cobertura nos centros de cada flor. Umedeça a parte de trás de cada flor e arrume-as de cada lado do laço do bolo.

Loading...

Dicas

  • Ao invés de uma pasta americana lisa no chapéu, você pode criar estampas ou imagens nela antes de colocar no chapéu. Uma vez que a pasta esteja aberta, passe sobre ela um rolo texturizado para criar a impressão de estampa.

O que você precisa

  • Mistura para bolo
  • Forma redonda de bolo de 25 cm
  • Manteiga ou margarina
  • Farinha
  • Bandeja para o bolo
  • Cobertura amanteigada
  • Pasta americana (2 ou 3 pacotes)
  • Rolo de macarrão
  • Papel toalha
  • Rolos de madeira (2)
  • Forma de massa em formato de flor
  • Revestimento de espuma
  • Ferramentas para modelar a pasta americana

Referências

Loading ...
Loading ...