Mais
×

Como fazer um bolo em formato de pirâmide

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um bolo em formato de pirâmide pode ser um adicional perfeito para uma festa egípcia. Fazer um bolo desse formato requer tempo e esforço, mas é mais fácil do que parece. Esse bolo necessita de duas camadas e glacê. O glacê, que deve ter consistência parecida com o usado por padeiros profissionais, necessita ser espesso, para que as camadas do bolo permaneçam juntas. Se não souber como fazer esse glacê, ele pode ser comprado em padarias.

Instruções

Decore sua festa egípcia com um bolo em forma de pirâmide (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Asse e deixe esfriar os bolos em formatos retangulares. Corte-os horizontalmente ao meio com uma faca afiada para criar duas partes de mesmo tamanho. Enrole as metades em plástico e coloque-os no freezer por pelo menos 24 horas.

  2. Desenrole os bolos congelados e coloque-os em uma superfície plana. Enrole um grande pedaço de papelão com papel alumínio. Aplique uma camada de glacê do tamanho de uma das metades do bolo no centro do papelão.

  3. Coloque a primeira metade, virada para baixo, na parte com glacê do papelão. Adicione uma grande camada de glacê ao bolo, e então empilhe a outra metade, virada para cima. Repita esse padrão com as outras duas camadas de bolo.

  4. Encontre o centro do topo do bolo, furando gentilmente com uma faca para marcar o local. Coloque uma cavilha verticalmente pelo centro, usando uma marreta pequena para bater vagarosamente. A cavilha dará ao bolo suporte durante e após o processo da escultura.

  5. Come a esculpir o bolo. Comece no centro do topo do bolo (onde foi colocada a cavilha), use uma faca com uma lâmina fina para esculpir o primeiro lado em um ângulo que seja estreito no topo e largura máxima na base. Use movimentos de serra de vai e vem para cortar o bolo, praticamente raspando no formato.

  6. Repita o processo de corte para os outros três lados do bolo. Não se preocupe em fazer o topo da pirâmide perfeitamente pontudo; deixe um pouco plano, e então preencha a ponta com glacê quando estiver terminado de esculpir. Isso ajudará a pirâmide a manter a estabilidade.

  7. Aplique glacê em todos os lados do bolo, usando-o para deixar o topo perfeitamente pontudo. Decore o bolo como desejar.

O que você precisa

  • 2 camadas retangulares de bolo
  • Faca
  • Embalagem plástica
  • Pedaço grande de papelão
  • Papel alumínio
  • Glacê de qualidade de padaria
  • Cavilha de madeira para bolo
  • Marreta de borracha pequena
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article