Mais
×

Como fazer uma bolsa com estampa solar

Atualizado em 22 julho, 2017

Alguma vez quando criança você fez estampas solares com folhas? Juntar objetos para fazer sombras em papel sublimático (blue paper) sempre foi uma atividade mágica. Agora é possível fazer essas impressões em qualquer tipo de tecido com uma tinta especial.

Instruções

Utilize jornais porque este projeto poderá fazer sujeira (Susie Delaney)
  1. Como a tinta é reativa ao sol, será necessário trabalhar na sombra ou dentro de casa. Garanta que a área de trabalho seja bem ventilada. Forre com jornal para facilitar a limpeza. A tinta de estampa solar é permanente por isso deve-se proteger a área de trabalho e também usar roupas velhas. Coloque o pedaço de papelão dentro da bolsa para evitar que a tinta manche o outro lado. Se quiser, limite a área do desenho para fazer uma borda mais definida. A fita crepe é uma boa opção porque solta-se facilmente e não deixa resíduos.

    Limite a área que será pintada (Susie Delaney)
  2. Alguns pacotes de tinta para estampa solar são fornecidos com azul, laranja e vermelho — uma boa opção se você quiser fazer mistura de cores. Agite bem (com a tampa bem fechada) antes de usar. Use um prato de papel para misturá-las.

    Teste misturas de cores para fazer uma criação personalizada (Susie Delaney)
  3. Usando um pincel, pinte a lona completamente com a tinta. Você poderá diluí-la um pouco com água para ajudar a espalhá-la ao redor. Se colocar água demais, ela desbotará a cor. A parte desejada da bolsa deverá ficar completamente coberta com a tinta. Lembre-se de fazer isso dentro de casa ou na sombra, já que a tinta começará a alterar a cor no sol.

    Pinte toda a porção da seção desejada (Susie Delaney)
  4. Depois de ter coberto completamente a área delimitada, coloque os objetos encostados na bolsa. Você poderá usar folhas, recortes de papel, alfinetes de segurança, renda ou qualquer coisa que tenha um desenho interessante (neste projeto foram usadas borrachas em forma de dinossauro).

    Coloque os objetos sobre a área coberta no padrão ou desenho preferido (Susie Delaney)
  5. Cuidadosamente leve o projeto para fora diretamente sob a luz do sol. Esta fotografia demonstra o progresso depois de 5 minutos. As instruções informam para deixar exposto na luz direta do sol por 10 a 20 minutos ou até que a cor se revele completamente.

    Exponha a bolsa à luz do sol (Susie Delaney)
  6. Assim que a bolsa for completamente exposta, lave-a em água fria por aproximadamente um minuto. Se você tiver acesso a uma máquina de lavar, lave-a em água quente com sabão em pó por dois ciclos. Não coloque outros itens junto porque a tinta poderá manchá-los. Caso contrário, você poderá lavá-la na pia vigorosamente por 15 minutos. Por último, seque ao ar livre ou em um ciclo baixo de secadora.

    Lave a sua bolsa nova (Susie Delaney)
  7. Agora observe o que você fez com um pouco de tinta e bastante sol!

    Agora leve sua bolsa para um passeio (Susie Delaney)

Aviso

  • Faça o projeto em um local bem ventilado. Tenha cuidado porque a tinta mancha.

O que você precisa

  • Tecido para fazer a estampa (para este projeto, foi usada uma bolsa de lona lisa de uma loja de artesanato)
  • Pincel
  • Prato ou pedaço de papel alumínio para misturar as cores
  • Objetos para fazer os desenhos
  • Tinta para estampa solar (como a Inkodye)
  • Fita crepe para limitar a área
  • Papelão para colocar dentro da bolsa e evitar que a tinta manche o outro lado
  • Jornal ou pano para evitar sujeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article