Mais
×

Como saber se a bomba d'água de um carro precisa ser substituída

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como saber se a bomba d'água de um carro precisa ser substituída. A bomba d'água é fundamental, já que ela bombeia líquido de arrefecimento para o sistema de resfriamento do carro. Ela é controlada por uma correia e opera apenas quando o motor está funcionando. Bombas d'água comumente apresentam defeitos - você pode esperar ter que trocá-la antes dos 160000 km. Aqui está como fazer isso.

Instruções

Como saber se uma bomba d'água precisa ser substituída
  1. Estacione seu carro por uma noite e coloque um grande pedaço de papel branco embaixo. Pela manhã, confira o papel. Se estiver molhado, você pode ter um vazamento na bomba d'água.

  2. Se o papel tiver fluido verde ou rosa (na maioria dos casos), há grandes chances de que seu veículo esteja apresentando vazamento do líquido de arrefecimento. Geralmente, quando há líquido de arrefecimento vazando, pode estar vindo da bomba d'água.

  3. Desligue o motor e abra o capô.

  4. Localize a polia da bomba d'água. A polia é a peça redonda a qual a correia está conectada. Para achá-la procure pelas correias. Você verá mais de uma polia. Seu carro tem uma polia no alternador e possivelmente no ar condicionado, direção hidráulica e catalisador. Se você não tem certeza, peça ao seu mecânico para te mostrar a polia da bomba d'água.

  5. Pegue as extremidades opostas da polia e verifique se não há folgas: tente balançá-la para frente e para trás. Não deve haver folgas. Se há, os rolamentos estão estragando e está na hora de substituir a bomba d'água. Se você consegue perceber folgas na polia da bomba d'água, provavelmente também consegue ouvir os rolamentos ruins quando o motor está ligado - deve-se ouvir um ruído baixo vindo da bomba d'água.

  6. Procure visualmente na bomba d'água (localizada atrás da polia) por sinais de vazamento de líquido de arrefecimento. Se a junta da bomba está vazando, deve ser ser substituída. Essa é uma boa oportunidade para também comprar uma nova bomba d'água, a menos que essa já seja nova.

Dicas

  • Algumas bombas d'água funcionam pela correia de borracha, que está embaixo de uma tampa de plástico. Se é o caso com o seu carro, você não conseguirá identificar facilmente uma bomba d'água com defeito.
  • Bombas d'água normalmente apresentam dois defeitos: ou os rolamentos da polia estragaram ou a junção (ou selo) da bomba começa a vazar.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article