Transferir água de um recipiente para outro pode ser um processo lento monótono. Carregar baldes de um local para outro logo se transforma num teste de resistência. As bombas elétricas são práticas, mas custam caro. A bomba manual caseira pode ser feita com peças facilmente encontradas em lojas de materiais. Você deve ser capaz de montar a bomba em menos de uma hora por cerca de 50 reais.
Instruções
-
Corte um pedaço de 1,20 m do tubo de PVC. Os cortadores de PVC fazem um corte no esquadro e bem acabado. Se você usar uma serra tico-tico, lixe as pontas cortadas antes de montar.
-
Faça um furo guia no centro de uma ponta do bastão. O bastão vai ser utilizado como um êmbolo para a bomba. Coloque o furo guia o mais perto possível do centro morto.
-
Corte três círculos de espuma de 3/4 de polegada . A melhor maneira de garantir um ajuste firme é colocar a espuma sobre uma superfície dura e pressionar firmemente com um pedaço de cano curto. Corte a espuma com uma tesoura seguindo a marca feita pelo interior do tubo. Quanto mais justo o encaixe, mais eficiente sua bomba será.
-
Centralize as gaxetas de espuma sobre o furo guia na ponta do bastão . Coloque a arruela de aço sobre a espuma e passe o parafuso de madeira através do centro da arruela. Fixe a arruela e a gaxeta de espuma no bastão apertando o parafuso no furo guia com uma chave de fenda.
-
Coloque de lado o pedaço de 1,20 m de PVC e o pistão terminado.
-
Corte ao meio a peça restante de PVC.
-
Passe primer e cola, e fixe uma peça de cano em cada lado da conexão tê.
-
Aplique primer e cola e junte uma válvula de retenção em cada tubo lateral da conexão tê. As setas na válvula de retenção indicam o sentido do fluxo. Ambas devem apontar na mesma direção.
-
Aplique primer e cola no pedaço de 1,20 m de PVC que você cortou no primeiro passo e cole na abertura lateral da conexão tê. Depois que a cola secar, insira o bastão, primeiro a ponta com a gaxeta neste pedaço de tubo.