Mais
×

Como fazer uma bomba de vácuo para ar condicionado a partir de um compressor de refrigerador

Atualizado em 20 julho, 2017

Bombas de vácuo são necessárias para o funcionamento adequado de um sistema de ar condicionado. Um vácuo forte aplicado ao sistema selado permite uma remoção mais completa de umidade e outros contaminantes. Bombas disponíveis para venda são bem capazes de criar esse vácuo, mas o preço delas pode ser muito alto para usos ocasionais por entusiastas de carros ou amadores. Modelos mais baratos dessas bombas exigem ar comprimido e podem não atingir a força de vácuo solicitada para o funcionamento de um sistema de ar condicionado. Compressores de refrigeradores são mais do que capazes de fazer isso e podem ser obtidos por pouco ou nenhum dinheiro.

Instruções

Refrigeradores descartados costumam ter compressores em bom funcionamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Compressor reciclado

  1. Certifique-se de que não haja agente refrigerante no sistema do eletrodoméstico e descarte-o conforme o tipo de refrigerante e as leis e regulamentos locais. Remova o compressor do refrigerador ao cortar as linhas de encanamento de entrada e saída. Faça cortes a partir de pelo menos 15 cm do corpo do compressor para facilitar seu uso como bomba de vácuo. Remova quaisquer grampos ou itens que estejam presos e pressionem o cabo de energia do compressor ao corpo do aparelho.

  2. Remova o suporte do compressor dos pontos de fixação do corpo e remova o suporte e o compressor juntos. Modifique a estrutura do suporte para manter o compressor superior mais pesado em pé, se necessário. Conecte o cabo de energia do compressor a uma tomada elétrica adequada. Determine seu lado de sucção ao colocar um pedaço de papel sobre a linha de encanamento cortada. A linha de descarga soprará levemente o papel, enquanto o lado de sucção manterá o papel no lugar. Desconecte da tomada.

    Conjunto de coletores de medição para um ar condicionado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Anexe um encaixe à linha de sucção do compressor que se adapte ao conjunto de calibradores destinado ao uso. Você pode encontrar esses encaixes de compressão que convertem a linha de sucção a um bocal cônico de 1 cm em lojas de materiais de construção. Essa é a configuração mais comum para conjuntos de calibradores de mangueiras. Uma soldagem pode ser necessária se não houver encaixes de compressão adequados disponíveis.

  4. Teste sua nova bomba de vácuo ao prender a mangueira do seu conjunto de calibradores à porta de sucção criada. Feche as válvulas do calibrador e ligue a bomba na tomada. Monitore a agulha do calibrador quanto aos movimentos da faixa de vácuo. Um compressor "saudável" mostrará o vácuo máximo alcançável dentro de um minuto ou dois. Resultados ideais registram 73 cm de mercúrio (Hg) ou mais. Ação incompleta ou extremamente lenta pode indicar um compressor fraco.

Dicas

  • Frigobares ou mini-refrigeradores são mais desejáveis pelo tamanho compacto. A maioria dos refrigeradores descartados desse tamanho são danificados de forma que provocam o vazamento do refrigerante, evitando que você se dê o trabalho de retirá-lo.

Aviso

  • Sempre use óculos de proteção ao cortar metais ou trabalhar com gases e líquidos pressurizados. Verifique as leis e regulamentos locais quanto a ventilar ou eliminar gases refrigerantes.

O que você precisa

  • Cortador de tubos
  • Alicate
  • Chaves inglesas
  • Chaves de fenda
  • Óculos de proteção
  • Conjunto de calibradores
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article