Como bombas de óleo de automóveis funcionam?

Escrito por don bowman | Traduzido por elton alves ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como bombas de óleo de automóveis funcionam?
Bomba de óleo (Vintage Car Engine image by itsallgood from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Introdução

A bomba de óleo é encontrada em vários locais dos motores atuais de automóveis. Durante muitos anos, a maior parte dos veículos domésticos tinha a bomba de óleo situada no cárter de óleo ou do lado do bloco do motor. Alguns veículos estrangeiros têm as engrenagens da bomba de óleo por trás da polia. Independente da localização, todas elas têm a mesma função: forçar óleo (para lubrificação) sob pressão a todas as partes móveis no interior do motor. A única coisa que mantém um motor funcionando mais do que alguns segundos sem se destruir através do contato de metal com metal é o óleo. O motor foi projetado de modo que o óleo sob pressão seja utilizado para afastar todas as partes móveis de contato entre si. Isto é feito através da projeção de todas as partes móveis do motor com os furos de óleo nas partes e canais para o óleo criar uma película de separação das peças. Isto só pode ser feito com o óleo forçado em zonas de tolerância muito próximas. Se um motor é desenhado com tolerâncias frouxas, seria extremamente difícil manter pressão do óleo. Quanto mais apertado as tolerâncias, mais difícil é empurrar o óleo através das passagens e mais difícil para o óleo escapar.

Como bombas de óleo de automóveis funcionam?
Bomba de óleo (engine image by pearlguy from Fotolia.com)

Pressão do óleo

Conforme um motor começa a se desgastar e as tolerâncias se tornam maiores, o motor torna-se mais solto e a pressão do óleo torna-se menor. Não é diferente de um bocal de mangueira de jardim tipo torção. Se o bico está bem aberto o spray não vai longe. Apenas sai mais água. No entanto, se o bocal está fechado para um fluxo de alta pressão que vai percorrer um longo caminho e a pressão pode ser sentida com a mão. A mesma coisa se ​​aplica aqui. As peças têm de estar apertadas para manter a pressão e manter uma boa película de óleo separando as partes.

Se a pressão do óleo cai e há uma pressão insuficiente para manter esta película de proteção que separa as peças, o contato metal com metal começa. Este é o começo do fim do motor. Esfregue dois pedaços de metal juntos o mais rápido que puder e você pode sentir o calor e ver os arranhões que você criou. Agora imagine esfregar as mesmas peças em um ritmo incrível de 3.000 vezes por minuto. Isto pode ser causado por não trocar o óleo e permitir que o lodo se acumule no motor e no tubo de recolha da bomba de óleo no cárter do óleo. Uma vez que entope, ela não pode mais pegar óleo.

Como bombas de óleo de automóveis funcionam?
Lubrificar e manter a pressão (pressure image by Dusan Radivojevic from Fotolia.com)

Lodo

O lodo é formado em todos os motores porque é causado pela fuga de ar, que são os gases da combustão que passam pelos anéis de pistão e no óleo.Quando um motor está frio todas as peças estão contraídas. Quando o motor é ligado, até que ele aqueça e todas as peças sejam expandidas para os parâmetros normais de funcionamento, os gases de escape aderem ao óleo e isto causa o lodo. A condensação é um grande contribuinte para lodo. Quando um motor quente é desligado e esfria, a umidade do ar condensa no motor.

Como bombas de óleo de automóveis funcionam?
Forma-se lodo (mud image by Gouma from Fotolia.com)

Desgaste e dano

As bombas de óleo não se desgastam muito durante a vida do veículo quando o serviço é realizado conforme necessário. Eles, no entanto, respondem a óleo sujo e lodo desgastando muito mais rapidamente e reduzindo a pressão de óleo. As bombas que estão localizadas no cárter de óleo estão ligadas ao rolamento traseiro principal. Eles têm duas engrenagens planas em um estanque invólucro, que são conduzidas por um eixo ligado à parte inferior do distribuidor. O distribuidor é acionado pelo eixo principal. Na parte inferior da bomba de óleo, há um tubo de captação de óleo com uma tela de arame na extremidade que está no óleo. Os veículos com a bomba atrás da cambota usam uma abordagem diferente para a unidade da bomba. Eles utilizam um par de engrenagens excêntricas numa caixa que gira com a cambota.

Como bombas de óleo de automóveis funcionam?
Desgaste das peças (oil barrel image by piumadaquila.com from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível