Mais
×

Como fazer uma boneca com retalhos de tecidos

Antigamente, as bonecas eram feitas em casa com retalhos de tecido. O processo consiste em unir as tiras com barbante e vestir a boneca com um avental e um chapéu. O resultado é um brinquedo resistente, que pode ser usado por uma criança durante muito tempo. Você pode até ensinar à sua filha como fazer sua própria boneca, assim ela pode construir outras para presentear as amigas ou irmãs.

Instruções

Pedaços de tecido (braided rags image by Al Mueller from Fotolia.com)
  1. Com a tesoura serrilhada, corte 35 tiras de tecido com 2,5 cm de largura e 45 cm de comprimento. Corte 13 cm de barbante. Encontre o meio das tiras de tecido (maios ou menos 22 cm desde a ponta) e amarre o barbante em volta. Corte o excesso de barbante.

  2. Dobre o tecido ao meio, no ponto onde você amarrou com barbante. Corte mais 13 cm de barbante. Forme uma cabeça redonda, mais ou menos 3 cm abaixo da região onde o tecido dobra ao meio. Amarre o barbante nesse ponto e esconda as pontas do barbante.

  3. Usando a tesoura serrilhada, corte 20 tiras de tecido com 20 cm de comprimento e 2,5 de largura. Corte um pedaço de arame com 20 cm. Dobre cada ponta do arame para formar um pequeno arco. Corte dois pedaços de barbante com 13 cm cada.

  4. Esconda o arame entre as 20 tiras de tecido. Amarre os barbantes em volta do tecido e do arame, logo abaixo da área em arco. Os arcos representam as mãos, então o arame deve prender o tecido na área de cada pulso.

  5. Levante o corpo da boneca e encaixe os braços na horizontal, entre a camada superior e a parte de baixo. Corte um pedaço de barbante com 20 cm e enrole-o em baixo dos braços e em volta do corpo. Amarre bem.

  6. Corte um pedaço de tecido com 7 cm por 15 cm. Desfie um dos lados compridos e os dois lados mais curtos — use as pontas dos dedos para puxar as beiradas, soltando a linha até mais ou menos 0,5 cm da borda. No lado que não foi desfiado, costure usando ponto de alinhavo, a 0,5 cm da beirada. Puxe a linha para que o tecido se junte, formando dobras. Coloque o avental em volta da cintura da boneca (o lado com as dobras deve ficar para cima). Costure a parte de cima na boneca.

  7. Corte um círculo de tecido com 15 cm de diâmetro. Faça uma bainha a 0,5 cm em toda a beirada. Costure um ponto de alinhavo ao longo da bainha, depois puxe o fio para fazer dobras. Encaixe o chapéu na cabeça da boneca, cobrindo o barbante de cima e deixando à mostra o rosto dela. Costure o chapéu na cabeça da boneca.

  8. Corte 15 cm da fita com 1 cm de largura. Amarre-a em volta da cintura da boneca para formar a parte de cima do avental. Costure alguns pontos nas laterais da fita, acima do avental, para que ela fique no lugar.

O que você precisa

  • Pedaços de tecido
  • Tesoura serrilhada
  • Fita métrica
  • Barbante
  • Tesoura
  • Arame
  • Tecido branco
  • Agulha e linha
  • Fita de tecido de 1 cm de espessura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article