on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer bonecas de retalhos ou de tecido

Atualizado em 19 julho, 2017

Nada lembra mais a infância do que uma boneca de pano. Essas bonecas feitas à mão podem ser simples de fazer se você for habilidoso com agulha e linha. Com certeza se tornarão um brinquedo muito amado por sua filha. A beleza de fazer sua própria boneca de pano está no fato de você ser livre para personaliza-la como quiser, acrescentando quantos detalhes desejar.

Instruções

Bonecas de pano são um projeto fácil que requer apenas uma agulha, linha e tecido (thread image by studio vision1 from Fotolia.com)

    Preparação

  1. Crie um modelo para usar em sua boneca de pano ou baixe um da internet. Seu modelo deve incluir um padrão para os braços, pernas, cabeça e corpo.

    Loading...
  2. Dobre seu tecido no meio e desenhe seu modelo nele. Dessa forma, você terá dois de cada pedaço. Certifique-se de desenhar os braços e as pernas duas vezes, revertendo-os na segunda vez. Quando acabar, você deverá ter duas cabeças, dois corpos, quatro braços e quatro pernas.

  3. Corte todos os pedaços da sua boneca de pano cuidadosamente.

    Costura e preenchimento do corpo

  1. Costure unindo os dois lados de cada peça. Lembre-se de deixar aberturas nas extremidades dos braços e das pernas. Além disso, deixe aberturas no corpo nos lugares em que você costurará os membros.

  2. Vire todas as peças do avesso. Se estiver tendo problemas com isso, especialmente com as peças dos braços e das pernas, que são longas, tente colocar um lápis no tecido para puxar as extremidades para fora.

  3. Coloque o estofamento nos braços, pernas e cabeça de sua boneca. Use menos se quiser que ela fique mais mole ou mais se quiser uma boneca mais firme.

  4. Coloque alfinetes nos braços e nas pernas, prendendo-os ao corpo. Coloque a extremidade do braço, por exemplo, junto da abertura que tinha deixado na boneca. As extremidades das peças devem se traspassar cerca de 5 cm. Costure cada abertura para deixar o membro da boneca seguro em seu lugar.

  5. Junte a cabeça da boneca ao corpo com pesponto. Use pontos pequenos para criar uma costura perfeita. Agora, você já completou o corpo da boneca.

    Colocando cabelo e rosto

  1. Corte os fios no comprimento em que deseja que seja o cabelo da boneca. Corte de 20 a 30 pedaços do mesmo comprimento.

  2. Costure os fios em um dos lados da cabeça da boneca, de frente para trás, criando um repartido no centro da cabeça. Faça o mesmo procedimento no outro. Finalize amarrando cada lado do cabelo ou fazendo tranças neles.

  3. Pinte um rosto em sua boneca usando tinta de tecido. Treine antes em algum retalho para que saiba exatamente como quer que o rosto seja.

Loading...

Dicas

  • Se não se sentir confortável criando seu próprio molde de boneca, procure algum que goste na internet.
  • Seja criativo. Não existem restrições sobre a aparência de uma boneca de pano.
  • Você pode criar roupas para sua boneca usando moldes disponíveis na internet.

Aviso

  • Mantenha alfinetes e agulhas fora do alcance de crianças.

O que você precisa

  • De 50 cm a 70 cm de tecido para o corpo
  • Tecido para as roupas da boneca
  • Fio para o cabelo
  • Agulha e linha
  • Tinta de tecido
  • Estofamento macio

Referências

Loading ...
Loading ...