Mais
×

Bons assuntos para uma redação argumentativa

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma redação argumentativa tem o objetivo de provar um ponto de vista. Isto é normalmente feito mostrando os prós e contras do assunto e concluindo que lado do argumento é melhor. Para argumentar de maneira eficaz um tópico, escolher algo por que você tem paixão e que não seja muito geral. As redações argumentativas devem ser baseadas em opiniões das quais você possa suportar com evidências.

Uma redação argumentativa tem o objetivo de provar um ponto de vista (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tópicos definidos

Um tópico que seja muito geral pode ser prejudicial para sua redação. Coloque parâmetros em suas declarações. Por exemplo, você terá melhor chance argumentando que cães que tenham mordido alguém previamente não devem ser segurados, em vez de dizer que todos os cachorros não devem ter seguro.

Paixão

Escolha um tópico pelo qual tenha paixão. Isto irá manter você e seu leitor interessados nele. Se você é apaixonado por animais, os direitos dos animais podem ser uma boa ideia para uma redação argumentativa. De maneira similar, se você é apaixonado por benefícios aos mais carentes, um assunto sobre bem-estar pode ser um bom tema para se escrever. Você pode permanecer objetivo e argumentar cada um dos lados de um ponto, mas seus argumentos não devem expressar emoções.

Opiniões

Opiniões fazem grandes tópicos de redação. Fatos não podem ser discutidos efetivamente porque eles já foram provados reais, e questões estão buscando respostas, não prós e contras. Por exemplo, é impossível argumentar que o sol nasce no oeste. Uma questão do tipo "colar é bom para os estudantes?" deve se tornar uma declaração de opinião para escrever uma redação argumentativa. Uma declaração de opinião para esta questão poderia ser: "colar não é benéfico para os estudantes?". Você deve ser capaz de argumentar um tópico de diferentes pontos de vista.

Evidência

Sempre há pelo menos dois lados em um argumento, então você deve escolher um tópico que tenha muita evidência para suportar suas declarações. Evidências podem vir em forma de estatísticas, declarações de especialistas e fatos. Juntando evidências para o seu lado do argumento, você também encontrará evidências que provem o contrário. As melhores redações argumentativas reconhecem os lados opostos e refutam estes argumentos. Por exemplo, você poderia argumentar que a maconha deve permanecer ilegal. No entanto, para escrever uma boa redação argumentativa, o tema da maconha medicinal usada para legitimar as razões de saúde deve ser indicado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article