×
Loading ...

Como um bônus perpétuo é similar a uma quota de ações preferenciais?

Atualizado em 17 abril, 2017

Um bônus perpétuo é um título de crédito sem vencimento que frequentemente oferece uma alta taxa fixa de juros. Em junho de 2010, por exemplo, o maior banco europeu, HSBC, arrecadou 7 bilhões de reais pela emissão de bônus perpétuos em 8%.

Bônus perpétuos são comumente emitidos por governos ou bancos (river, its banks and houses image by Alexander Petrari from Fotolia.com)

Significância

Ações de equidade, sejam preferenciais ou comuns, têm isso em comum com bônus perpétuos: ações não têm uma data de vencimento também. Outro ponto que eles têm em comum é que as ações de equidade são subordinadas às obrigações em caso de falência ou liquidação; bônus perpétuos — embora estejam em uma posição preferencial à de equidade — são subordinados a todos os outros bônus.

Loading...
Na hierarquia dos pedidos de falência, os bônus perpétuos estão apenas acima das ações preferenciais (Pyramides zen image by lionel VALENTI from Fotolia.com)

Capital Tier 1

Para bancos como o HSBC, uma atração de tais bônus é que seus processos são considerados como "capital tier 1", como aqueles das vendas de ações. Isso significa que os bônus perpétuos ajudam bancos a satisfazerem requerimentos regulamentais.

Erros de definição

Seria um erro de definição pensar que bônus perpétuos são apenas ações de equidade com outro nome, já que as taxas de juros contratuais desse bônus são fixas. Para uma ação, não existe taxa obrigatória de pagamentos de dividendos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...