Como fazer um borbado madeira à mão

Escrito por nancy susanna breen | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um borbado madeira à mão
O bordado madeira enfeita o linho de lenços até toalhas de mesa (white batist handkerchief image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

O bordado madeira é baseado na broderie anglais (expressão em francês para a palavra bordado), uma forma de bordado whitework. Ele foi introduzido na ilha de Madeira, localizada a aproximadamente 900 km de Portugal no oceano atlântico norte, por uma mulher inglesa, Elizabeth Phelps, na metade do século XIX. Phelps abriu uma pequena escola para ensinar o bordado às mulheres locais e vendia o trabalho delas para suas amigas na Inglaterra. Isso iniciou uma indústria de criação de itens exclusivos de bordado para a venda. O bordado madeira na sua forma mais simples é caracterizado por designs florais com pontos brancos acetinados e ilhós (aberturas bordadas no tecido). As espécimes mais espetaculares possuem cortes elaborados e cores brilhantes.

O que você precisa?

  • 1 pedaço de linho ou algodão branco firme, de 22 por 22 cm
  • Fita métrica ou régua
  • Lápis ou caneta de tinta solúvel em água
  • Bastidores de bordado de 15 cm
  • 1 meada de 6 fiamentos de fio de bordado de algodão branco
  • Agulha de bordado
  • Tesoura com pontas finas e afiadas
  • Estilete
  • Sabão suave
  • Toalha limpa
  • Ferro de passar e tábua
  • Pano de passar

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Lave, seque e passe o quadrado de tecido. Dobre-o ao meio transversalmente e no comprimento para determinar o centro. Marque o centro levemente com um lápis ou caneta de tinta solúvel, que é feita para o uso na costura e está disponível na maioria de lojas de costura e artesanato.

  2. 2

    Siga as instruções do fabricante para montar o quadrado de tecido adequadamente no tipo de bastidor usado. Assegure-se de que o tecido esteja centrado no bastidor e bem apertado. Prenda o bastidor de acordo com as instruções para que o tecido não se mexa.

  3. 3

    Crie um design simples à mão no tecido com o lápis ou caneta de tinta solúvel. Por exemplo, flores de oito pétalas podem ser criadas dessa maneira: contorne ao redor de uma moeda de 25 centavos. Desenhe um pequeno círculo no centro do círculo grande. Desenhe uma cruz através do centro do círculo seguido de um X. Assegure-se de que as pernas da cruz e do X sejam iguais, com as pontas tocando a borda do círculo grande. Desenhe pétalas em volta de cada perna para terminar o design floral. Onde desejar, desenhe formas ovais para representar as folhas. Faça-as grande o bastante para poder bordá-las confortavelmente. Se desejar, adicione círculos grandes e pequenos para servir como ilhós decorativos.

  4. 4

    Decida quais elementos de seu design serão sólidos e quais serão abertos. Você costurará os elementos sólidos (pétalas de flores, folhas, círculos) com pontos acetinados. Para o ilhós, o tecido será aberto com um estilete, uma agulha com ponta afiada ou cortado com a tesoura. Pode-se fazer o centro de uma flor com um ilhós e as pétalas com pontos acetinados, ou vice versa. O mesmo se aplica para as folhas e círculos decorativos de seu design. Considere o efeito e procure um equilíbrio entre as formas sólidas e as abertas. Se desejar, marque um pequeno "x" com lápis onde pretende preencher com pontos acetinados ou faça um esboço de seu design em papel e marque as formas que serão ilhós ou ponto acetinado.

  5. 5

    Comece a primeira parte do processo do ilhós. Faça um ponto corrido com dois fiamentos de fio em volta do contorno da pétala, folha ou forma de círculo. Para o ponto corrido, traga a agulha para cima e para baixo através do tecido através da linha do design, fazendo o pontos do mesmo comprimento e deixando espaços iguais entre cada ponto. O efeito final deve parecer como uma linha pontilhada. No final da linha de pontos, traga a agulha e fio para baixo através do tecido por uma última vez. Termine o padrão passando a agulha e linha algumas vezes embaixo dos pontos no lado avesso do tecido e, em seguida, corte a linha próximo aos pontos.

  6. 6

    Abra o tecido entre os pontos corridos. Se estiver bordando um pequeno círculo, empurre um estilete através do tecido no centro do círculo. Para um círculo maior, corte uma cruz no tecido no centro do círculo. Se estiver bordando uma forma de pétala ou folha, corte uma linha no meio da forma entre os pontos corridos. Ao cortar o tecido em forma de ilhós, não corte todo o espaço até os pontos. Deixe de duas a três linhas de tecido sem cortar. Não corte as abas do tecido. Ao invés disso, dobre-as de volta e passe por elas ao bordar os ilhós.

  7. 7

    Termine os ilhós com o bordado. Use um ponto de alinhavo ou de cobertor. Para o ponto de alinhavo, traga a agulha para cima na borda externa dos pontos corridos. Leve a agulha para baixo através da abertura na forma e, em seguida, volte através do tecido próximo do primeiro ponto. Continue até que a borda da forma do ilhós esteja próximo aos pontos. Termine o lado de baixo do bordado passando a agulha e o fio através de vários pontos. Corte o fio.

  8. 8

    Em seguida, borde os elementos com pontos acetinados. Passe dois fiamentos de fio de bordado pela agulha. Não dê nó no fio; deixe uma cauda de 5 cm no lado avesso do tecido e pegue-o com seus pontos conforme você borda. Comece na ponta de uma lado da forma a ser bordada, traga a agulha para cima através do fundo do tecido e passe o fio através dessa área. Insira a agulha para baixo através do tecido; isso aplica uma única linha de fio através da forma. Leve o fio para baixo no tecido e insira a agulha próxima a abertura do primeiro ponto. Leve o fio através da forma e a agulha para baixo através do tecido no lado oposto da forma, aplicando um segundo fiamento do fio. Continue ao redor dos contornos da linha de pontos até que a forma toda tenha sido preenchida com o fio. Se desejar um ponto acetinado mais grosso, acolchoe a forma costurando primeiro um ponto corrido ao redor de todo o contorno da forma. Para mais dimensão, preencha a forma com fileiras de pontos corridos e, em seguida, faça os pontos acetinados sobre os pontos corridos.

  9. 9

    Quando tiver dado pontos em todos os elementos de seu design, solte o bastidor e remova o tecido. Lave-o com sabão suave em água fria. Enxague o tecido e, em seguida, coloque-o entre as dobras de uma toalha limpa. Aperte-o suavemente para que a toalha absorva o excesso de umidade. Remova o tecido e coloque-o reto em uma superfície plana para secar. Ligue o ferro de passar na temperatura baixa e passe o lado bordado no avesso na tábua de passar.

  10. 10

    Emoldure seu bordado terminado ou incorpore-o em um projeto de costura, como em uma fronha ou bolsa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível