Por quanto tempo uma borboleta fica no casulo?

Borboletas podem ficar nos casulos por um inverno inteiro

butterfly on butterfly bush image by Scott Slattery from Fotolia.com

A borboleta é tanto o começo como o fim de um ciclo de vida complexo chamado metamorfose. Ela começa em um ovo pequeno colocado numa planta hospedeira, emerge como uma lagarta que se alimenta até que ela atinja o crescimento completo, e então se esconda em um casulo. Conforme o casulo se rompe, uma borboleta magnífica surge. Essa transformação pode levar semanas ou anos para se completar.

Características

Antes do acasalamento, a fêmea adulta procura uma planta hospedeira adequada como fonte de comida para lagartas jovens. Surpreendentemente, ela usa as pernas para "saborear" as plantas para encontrar a hospedeira apropriada. Ovos são depositados, geralmente na parte debaixo das folhas. Eles podem ser colocados em montes ou isoladamente.

Identificação

Ovos chocam em aproximadamente 10 dias, com a exceção de algumas espécies cujos ovos passam o inverno e chocam na primavera. As lagartas emergem e começam a comer as folhas da planta hospedeira. Conforme elas crescem e se tornam grandes demais para a pele delas, fazem uma muda e comem a pele velha. Elas são comedoras vorazes e passam quase a vida inteira comendo.

Função

Uma vez que as lagartas atingem crescimento total, procuram um lugar para criar um casulo. A lagarta gruda em um ramo e entra no estágio de pupa. Hormônios no corpo da lagarta são uma forma de sinalização da formação do casulo. Eles geralmente são bem camuflados, já que não são capazes de combater predadores. A concha externa geralmente é dura, brilhante, e pode variar de um dourado magnífico até tons de verde e marrom, dependendo da espécie.

Período de tempo

A lagarta permanece no casulo por apenas 2 semanas, conforme o corpo se transforma no de uma borboleta. Algumas espécies ficam enclausuradas durante o inverno, emergindo na primavera. Alguns dias antes da borboleta adulta sair do casulo,ele se torna translúcido e tanto a cor da borboleta como as asas se tornam visíveis. O casulo se rompe e uma nova borboleta nasce.

Efeitos

A borboleta recém-nascida emerge com pequenas asas molhadas e um corpo redondo e inchado. Fluidos acumulados dentro do corpo devem ser bombeados para as asas. O corpo pulsa várias vezes, conforme as asas crescem e se fortalecem. Fluidos em excesso são eliminados do corpo. Esse fluido, chamado de mecônio, é vermelho e lembra sangue. Uma vez que as asas secam, a borboleta pode levantar voo, e o incrível ciclo da vida começa novamente.

eHow Brasil
×