×
Loading ...

Como as borboletas se acasalam?

A borboleta deposita seus ovos em plantas adequadas para desenvolvê-los (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Feromônios

O feromônio é um odor natural que é emitido por uma espécie, incluindo humanos, para atrair o sexo oposto. No caso das borboletas não é diferente, sendo que a fêmea possui ferormônios em seu corpo que funcionam como um perfume para atrair a borboleta macho. O macho pode sentir esses ferormônios até 1,6 Km de distância. Algumas espécies da famílias das borboletas possuem um odor de ferormônio mais concentrado. Isso possibilita que a borboleta macho encontre a fêmea em distâncias ainda maiores.

Loading...

O processo de acasalamento

A borboleta fêmea possui aproximadamente 100 ovos que ela colocará durante sua vida. O macho agarra a fêmea pelo seu abdômen durante o ritual de acasalamento e as duas borboletas são unidas pela extremidade ao copular. Isso permite que o macho injete seu esperma na cavidade do corpo da fêmea. Essa cavidade armazenará o esperma até que a borboleta fêmea esteja pronta para lançar seus ovos. Conforme a fêmea expele o ovo, ele passa por essa cavidade e se fertiliza.

O desenvolvimento dos ovos

A borboleta fêmea deposita seus ovos em grupos ou espalha-os entre várias plantas. Essas plantas hospedeiras atuam como alimento para as larvas que estão emergindo conforme elas se eclodem e crescem. Existem muitos fatores de risco durante o decorrer do crescimento. Doenças, mudanças no clima e predadores influenciam a quantidade de ovos que podem atingir a fase larval. Dos 100 ou mais ovos que são colocados, apenas cerca de dois por cento atingem a idade adulta. O crescimento da borboleta muda conforme o ambiente, sendo que ela se moverá para locais com mais plantas hospedeiras. Quando há atividades agrícolas ou outros usos do terreno, as plantas onde a borboleta coloca ovos podem ser removidas, o que faz com que ela procure um local mais adequado para seu crescimento. Existem várias plantas que você pode cultivar em seu jardim para atrair uma variedade de borboletas todo ano.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...