Mais
×

Como fazer um quadro com "string art"

A decoração do quarto do bebê está longe da velha escola do rosa e azul, com muitos pais cheios de estilo optando por um visual moderno. Um projeto com dizeres feito em casa é suficientemente fofo para um quarto de bebê e dá um toque de cor, mas, além disso, é moderno bastante para se manter atual à medida que o bebê cresce. Na verdade, a obra pode ficar em qualquer lugar da casa. Faça um quadro para mostrar a data de nascimento, o nome do bebê ou sua citação favorita.

Faça um "string art" com frases para um quarto de bebê ou qualquer ambiente (Jessica Begum)

Material necessário

  • Compensado, 35 x 50 cm
  • Lixa de gramatura média
  • Base de gesso acrílico
  • Tinta acrílica
  • Pincel
  • Espátula de espuma
  • Fita para pintura
  • Modelos impressos
  • Tesoura
  • Martelo
  • Pregos dourados de 2,5 cm (1 x 18), duas caixas ou 85 g
  • Linha de bordar, 12 cores, 8 m
  • Moldura de 35 cm por 50 cm (opcional)
Reúna os materiais de que necessitará para fazer um "string art" (Jessica Begum)

Passo 1: Lixe o compensado

Lixe os dois lados do compensado com lixa de gramatura média, até que a madeira fique macia ao toque. Limpe toda a poeira.

Lixe o compensado até ele ficar suave ao toque (Jessica Begum)

Passo 2: Passe a base no compensado

Com um pincel, aplique duas demãos de base de gesso líquido em um dos lados do compensado. Deixe secar por 20 minutos entre cada camada. Lave o pincel com água e sabão e deixe-o de lado.

Passe a base no compensado com duas camadas de gesso líquido (Jessica Begum)

Passo 3: Pinte o compensado

Após uma hora de secagem, pinte três camadas de tinta acrílica no lado do compensado que recebeu a base. Deixe secar por uma hora entre cada camada de tinta. Use um pincel para as duas primeiras camadas e depois a espátula de espuma para a camada final. A espátula de espuma amacia a superfície da camada final. Depois da terceira camada, deixe o painel secar de um dia para o outro.

Pinte o lado do compensado que recebeu a base com três camadas de tinta acrílica (Jessica Begum)

Passo 4: Prenda um modelo no painel

Quando o painel estiver completamente seco, imprima o modelo anexado ou faça o seu próprio usando letras de forma em um processador de textos ou programa de sua preferência. Posicione as páginas do modelo sobre o centro do painel pintado e recorte os excessos de papel com uma tesoura. Fixe as páginas do modelo no painel com fita crepe profissional (geralmente encontrada na cor azul).

Nota: Neste projeto, foi utilizado o título de uma canção de The Beatles: "All You Need Is Love", que significa "Você Precisa de Amor e Nada Mais", em tradução livre.

Fixe os modelos no painel com fita crepe profissional (Jessica Begum)

Passo 5: Delineie as letras com um martelo e pregos

Bata delicadamente um prego em cada canto das letras de forma com um martelo e então remova o prego. Os pontos verdes na foto ilustram onde afixar os pregos. A ideia é contornar as letras marcando a madeira por baixo do modelo. Evite marcar as partes arredondadas das letras neste etapa.

Use um martelo e um prego para marcar as letras no painel (Jessica Begum)

Passo 6: Marque as letras arredondadas

Para a porção arredondada das letras, como "S" ou "O", espace as marcas dos pregos com 0,7 cm de distância em volta das curvas, como ilustrado nos pontos verdes da imagem.

Marque as curvas das letras redondas (Jessica Begum)

Passo 7: Remova o modelo

Uma vez que as letras tenham sido marcadas, remova os modelos do painel. As marcas dos pregos devem estar claramente visíveis.

Remova o modelo do painel (Jessica Begum)

Passo 8: Martele os pregos dourados nas marcas

Martele os pregos dourados em cada uma das marcas até que fiquem estáveis. Mantenha cada prego tão reto quanto possível.

Martele os pregos dourados nas marcas (Jessica Begum)

Passo 9: Delineie a primeira letra com uma linha

Prenda a ponta de um novelo de linha de bordar em um prego do canto na primeira letra. Envolva o fio ao longo do contorno da letra três vezes para criar a forma da letra em volta dos pregos.

Envolva o fio de bordar em volta do contorno da primeira letra (Jessica Begum)

Passo 10: Acrescente um padrão à letra

Enrole o fio mais três vezes em volta da letra, mas desta vez cruze-a pelo meio no padrão que quiser, zigue-zagueando através dos pregos existentes ou acrescentando mais pregos onde for necessário. Qualquer que seja o padrão que você escolher criar, certifique-se de enrolar o fio de bordar desse mesmo modo três vezes para que ele apareça. Não existem regras para fazer um padrão de projeto — seja criativo. Depois, enrole a linha em volta do contorno da letra mais três vezes. A letra deve ter um total de nove voltas em torno de si mesma.

Crie um padrão através da letra (Jessica Begum)

Passo 11: Amarre e corte a linha de bordar

Acabe a letra amarrando o fio no mesmo prego com o qual você começou. Corte os excessos de linha.

Amarre as pontas e corte o excesso de fios (Jessica Begum)

Passo 12: Envolva as letras restantes

Siga o mesmo método para produzir todas as letras restantes. Varie um pouco o padrão em cada letra para acrescentar atração visual. Use os pregos existentes ou novos onde for necessário para criar padrões diferentes em cada letra.

Nota: Cada letra neste modelo precisa de meio novelo de linha de bordar. As letras grandes em "LOVE" gastam um novelo inteiro.

Envolva todas as letras para completar o bordado (Jessica Begum)

Passo 13: Emoldure a placa

Acrescente uma moldura para dar ao projeto um aspecto limpo e arrumado. Escolha cores alegres para complementar as cores das letras. Se não quiser gastar muito, faça você mesmo a moldura.

Emoldure o quadro com os dizeres para ficar com um aspecto arrumado (Jessica Begum)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article