×
Loading ...

Como fazer bordado vagonite

Atualizado em 10 abril, 2017

O bordado vagonite é uma arte puramente decorativa em tecido de algodão de trama uniforme, geralmente branco, e associado a tradição Sueca. Difere de outros estilos de bordado pois seus pontos não atravessam o tecido, mas são passados sob as linhas verticais do tecido, conhecidas por "tramas superficiais". Por causa das linhas horizontais sob as superficiais o bordado não aparece no avesso. O vagonite é usado em projetos grandes como caftãs, mas o projeto inicial clássico é a toalhinha de mão. Para desenhos mais elaborados procure desenhos com gráficos, mas você pode aprender as técnicas fazendo uma simples barra em ziguezague com três cores.

Instruções

A linha de seis fios oferece flexibilidade para dar dimensão ao bordado vagonite (Thomas Northcut/Stockbyte/Getty Images)
  1. Lave e seque o tecido em alta temperatura para pré encolhê-lo. Use o saco de tela para evitar que as laterias desfiem. Depois de seco passe com o ferro.

    Loading...
  2. Corte 80 cm de linha e separe em 2 jogos de 3 fios. Passe um dos jogos na agulha, puxando um cauda de 10 a 13 cm.

  3. Dobre o tecido ao meio no sentido do comprimento. Meça 5 cm acima de uma ponta sobre a dobra e passe a agulha com a linha sob a linha vertical na dobra naquele ponto. Passe o fio até a metade. Estique o tecido.

  4. Conte três tramas à esquerda e duas acima da borda e passe o fio por baixo, puxando suavemente. Repita mais 6 vezes.

  5. Conte duas tramas à esquerda e duas mais abaixo e passo o fio por baixo. Repita mais 6 vezes.

  6. Repita os passos 4 e 5 até atingir a última trama. Retire a agulha do fio, vire o tecido em 180°, passe a outra metade da linha na agulha e trabalhe este lado do mesmo jeito que fez com o primeiro.

  7. Corte e separe outra cor de linha, e passe na agulha. Comece em uma trama à direita do ponto de início da primeira cor, então trabalhe em um ziguezague paralelo, seguindo os passos 4, 5 e 6.

  8. Corte e separe a terceira cor de linha, passe na agulha, e trabalhe conforme o passo 7, porém começando uma trama à esquerda do primeiro ponto da primeira cor.

Loading...

O que você precisa

  • 1/2 m de tecido para vagonite de 35 cm de largura, com trama de 16 fios e laterais acabadas
  • Saco de tela para máquina de lavar
  • Lavadora de roupas
  • Secadora de roupas
  • Ferro de passar
  • Tesoura para bordado
  • 3 cores de linha de bordado com 6 fios
  • Agulha de tapeçaria
  • Fita métrica

Referências

Loading ...
Loading ...