on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como bordar letras à mão usando tecido fleece

Atualizado em 17 abril, 2017

Bordar um nome, monograma ou slogan em um tecido de fleece é uma maneira bastante simples de enfeitar um tecido funcional. O fleece permite pequenos erros, tornando seu projeto bom para iniciantes ou para alguém com experiência em trabalhar com bastidores, mas novato em bordado livre. Essa técnica pode ser usada no tecido antes de ser costurado, ou em uma peça pronta, e funciona tanto com letras cursivas ou não.

Instruções

Imprima cópias do texto desejado em uma fonte decorativa e use como molde (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Determine o tamanho finalizado e a forma que seu bordado terá e os locais em que as letras serão colocadas. Use a canetinha lavável para marcar as bordas externas do design com alguns pontos, assim você poderá encontrar o espaço correto depois.

    Loading...
  2. Escolha o desenho que será bordado. Ele poderá ser feito à mão em um pedaço de rascunho ou impresso de um computador. Veja se o design escolhido cabe no espaço reservado antes de transferi-lo para o tecido com a canetinha lavável.

  3. Centralize o tecido com as letras em um bastidor e prenda-o cuidadosamente. Diferente de outros tecidos, o fleece não deve ser esticado, pois isso distorcerá o desenho e fará com que os pontos se embolem mais tarde. Ao invés disso, coloque o fleece no bastidor de maneira que a tensão utilizada seja uniforme, mas ele não fique esticado.

  4. Passe a linha de algodão na agulha usando um comprimento duplo. A menos que você esteja fazendo letras muito pequenas, use uma linha de seis mechas. Por conta da felpa peluda do fleece, os pontos se afundarão levemente no tecido, por isso, você precisa de pontos grossos.

  5. Use ponto corrente para o contorno das letras e ponto cetim (adamascado) para preenchê-las. Para deixar o bordado mais charmoso, faça o contorno em uma linha de tom mais claro, ou mais contrastante.

Loading...

Aviso

  • Nunca passe o fleece, pois isso fará com que suas fibras derretam. Se precisar prensar o tecido após o bordado finalizado, faça-o com os dedos ou coloque um livro pesado por cima dele para alisar quaisquer rugas.

O que você precisa

  • Tecido de fleece
  • Canetinha de ponta fina solúvel em água
  • Bastidor
  • Agulha de tapeçaria
  • Linha de algodão
  • Tesoura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...